Face

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Granja tem aumento nas notificações de casos de dengue em 2017

(Foto: Reprodução Internet)
Aumentaram as notificações de dengue este ano em Granja, no Litoral Oeste do Ceará, segundo boletim epidemiológico mais recente da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado no último dia 18 de abril. Agora são 177, contra 112 do informe anterior. Por outro lado, os casos confirmados apresentaram queda, de 19 para 18.
Ainda de acordo com as informações da Sesa, outras cidades que compõem a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres) também apresentaram aumento nos casos suspeitos de dengue, em comparação com os dados da Semana Epidemiológica 15, do dia 24 de março. Porém, continuam sem o registro de casos confirmados da doença. Em Barroquinha, por exemplo, o número saltou de 22 para 48. Camocim, que tinha uma notificação, agora possui 31. Já Chaval, onde também havia uma, passou a ter 24. Martinópole não registrou avanço e mantém as duas notificações anteriores. 
No Ceará, são 21. 567 notificações e 4.052 confirmações de dengue de 1º de janeiro até a semana passada, conforme a Sesa. Os municípios de Alto Santo, Farias Brito, Iracema e Tabuleiro do Norte são os que apresentam alta incidência dos casos confirmados. O sexo feminino é o mais afetado, com 53,3% dos casos. Duas mortes já foram registradas no estado em 2017, sendo uma em Fortaleza e outra no Maracanaú. No ano passado, foram 32 mortes.
Chikungunya
Apesar das queixas de pessoas, que associam a doença aos sintomas sentido, o boletim da Sesa aponta que nenhum caso da febre da chikungunya foi registrado este ano em Granja. Em Camocim são duas notificações, enquanto que Chaval e Martinópole tem, cada qual, um caso suspeito.
No Ceará, até a Semana Epidemiológica 16, são 20.721 casos sendo investigados e 6.217 confirmados. Das confirmações, 67,0% concentraram-se nas faixas etárias entre 20 e 59 anos e o sexo feminino foi predominante em 59,9% dos casos. Baturité, Catarina, Tejuçuoca, Aracoiaba, Ocara e Pentecoste são os municípios que apresentam as maiores taxas de incidência dos casos confirmados (acima de 300 por 100 mil habitantes).
O único óbito por causa da doença registrado no estado em 2017 foi em Fortaleza. No ano passado, o número de mortes chegou a 37.
Prevenção
Dengue e a febre Chikungunya são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, assim como a zika.  Para se proteger contra o mosquito, siga as orientações abaixo:
                                                                                             (Foto: Reprodução Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário