Face

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Chuvas dão aporte a reservatórios e mudam paisagem em Granja

No bairro Alto da Brasília, as margens da CE 085, o açude
da Eitê está quase cheio (Foto: Franco Oliveira)
As chuvas que vem caindo desde o início do ano trouxeram uma nova esperança de inverno para os agricultores e tem mudado a paisagem em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. Com as precipitações, reservatórios de água que estavam praticamente secos devido a estiagem aumentaram o volume e o verde já toma conta da vegetação da cidade. 
No Alto da Brasília, as margens da CE 085, o açude da Eitê está quase cheio e deve sangrar nos próximos dias se as chuvas continuarem. O fato alegra moradores do bairro, já que as águas do pequeno reservatório é utilizada por eles para o banho, a lavagem de roupas e afazeres domésticos. Até pouco tempo atrás o local estava completamente seco e servindo de campinho de futebol
 "Aqui quando tá assim [cheio] é muito bom. Até mesmo para matar a fome, pois aqui dá do cará até a curimatã", afirmou Cezário Carvalho, morador da comunidade. 
O açude da Eitê está quase cheio (Foto: Franco Oliveira)
Quem também recebeu recarga de água foi a Lagoa Grande, no bairro do mesmo nome. A represa, que estava rasa em algumas partes e seca em outras, teve o nível melhorado com as últimas chuvas.
Uma outra mudança significativa ocasionada pelas precipitações que caíram aconteceu no rio Coreaú, com o sangramento da barragem Lima Brandão e a consequente cheia do "piscinão" sob a ponte metálica. Com a estiagem o turismo no tradicional cartão-postal da cidade vinha sendo afetado, conforme mostramos AQUI em novembro do ano passado.
Lagoa Grande também recebeu aporte de água com as chuvas  (Foto: Franco Oliveira)
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apenas nove das chuvas que caíram em Granja no mês de janeiro foram registradas pela órgão através do posto pluviométrico instalado no centro da cidade, totalizando até o momento 175.3 milímetros. A maior precipitação ocorreu no dia 3, quando o volume atingiu 37.8 mm.
As chuvas, conforme a Funceme, acontecem devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno facilita a formação de nuvens  e é o responsável pelas precipitações dessa pré-estação.
Barragem Lima Brandão voltou a sangrar (Foto: Franco Oliveira)
Granja é um dos municípios do Ceará que tem reconhecida pelo Governo Federal a situação de emergência em virtude dos efeitos da seca. O Estado enfrentou, em 2016, o quinto ano seguido de estiagem e o prognóstico da Funceme, apresentado no último dia 18, é de que há 40% de chuvas na média, 30% de ocorrências acima da média e 30% abaixo da média na estação chuvosa de fevereiro, março e abril de 2017
"Piscinão" do rio Coreaú, que estava seco, foi outro que aumentou o volume (Foto: Franco Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário