Face

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Viçosa do Ceará é a 1ª Cidade Digital a receber software de educação

Aplicativo irá facilitar a administração do sistema escolar
em municípios de todo o Brasil (Foto: i-Stock)
O município de Viçosa do Ceará, a 349,2 km de Fortaleza, será a primeira Cidade Digital a contar com o aplicativo i-Educar, que tem o objetivo de melhorar a gestão escolar. Desenvolvido pelo Serpro, o sistema auxilia na coleta e no monitoramento de dados educacionais, como o número de matrículas, evasões de alunos, desempenho dos estudantes, cadastro de escolas e professores, dentre outros.
Além disso, com o uso do i-Educar os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real.
Para garantir a implementação e o funcionamento do i-Educar, técnicos do Ministério das Comunicações e do Serpro vão treinar os funcionários do município durante uma semana, a partir desta segunda-feira (31). Segundo a coordenadora de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Eloá Mateus, 32 cidades digitais já solicitaram o aplicativo. Eloá destaca ainda que o serviço não gera nenhum custo para o município.
Outras ferramentas que já estão disponíveis para as cidades digitais são o Portal da Cidade e um sistema para agendamento de serviços de saúde. "Até o fim do ano, também começaremos a instalar o Urbem, aplicativo de gestão tributária e financeira", acrescenta a coordenadora.
Criado em 2012, o programa Cidades Digitais tem como objetivos: modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
i-Educar
O i-Educar é um software livre disponível no Portal do Software Público Brasileiro, originalmente desenvolvido pela Prefeitura de Itajaí (SC). Funciona como uma plataforma modulável com cadastros, funções e serviços escolares. A solução padroniza o acesso e as movimentações de alunos e funcionários, bem como a emissão de documentos oficiais como boletins, atestados e históricos.
O Serpro iniciou as atividades do i-Educar devido ao Programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. Para isso, foram implementadas novas funcionalidades como a integração com o censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a monitoração de performance do banco de dados e a escalabilidade para atendimento de vários municípios na nuvem.
Cidades Digitais
O programa Cidades Digitais tem como objetivo modernizar a gestão pública municipal, ampliar o acesso da população aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
Além do anel de fibra óptica, a rede das Cidades Digitais permite a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária (como o I-Educar), e pontos gratuitos de wi-fi para a população.
Lançado em 2012, o programa Cidades Digitais contemplou 80 municípios na primeira seleção e, no ano seguinte, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), selecionou outras 262 localidades com menos de 50 mil habitantes.


As informações são do  Ministério da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário