Face

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Pet shops estão proibidos de vender e expor animais em gaiolas e vitrines

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proibiu pet shops e lojas de venderem ou deixarem expostos em gaiolas e vitrines qualquer espécie de animal de estimação. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e está valendo desde o dia 15 de janeiro de 2015.
A mudança pretende garantir o bem-estar, a saúde e a segurança dos animais. Eles devem ficar em ambientes sem excesso de barulho e com acesso restrito às pessoas. O espaço também precisa ser adequado para cada tipo de animal, ter boa luminosidade e protegido contra ação do tempo e situações de estresse.
Além dos estabelecimentos precisarem ter, diariamente, veterinários à disposição, a novidade da regulamentação também estabelece uma nova forma de punição para o veterinário caso descumpra a norma.
Antes da decisão, o profissional poderia ganhar uma advertência, ser suspenso, ou em casos extremos, ter o registro cassado pelo CRMV. Com a regulamentação, o veterinário também poderá ser enquadrado judicialmente por maus-tratos, com pena restritiva de direito de 3 meses a um ano.
Os animais que apresentarem alteração no comportamento, devem, segundo a norma do CFMV, ser retirados de exposição e mantidos em local tranquilo e adequado até que apresentem melhora.


Com informações de verdinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário