Face

sábado, 25 de outubro de 2014

Eleitores de Granja participam do segundo turno das eleições neste domingo

No primeiro turno das eleições, 9.609 dos 39.909 eleitores
aptos para votar no município não compareceu as urnas
(Foto: Studio Nilo Produções)
Assim como em todo o País, neste domingo (26) os eleitores de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, também irão as urnas para participar do segundo turno e escolherem o próximo governador do Estado e o presidente da República. O município conta com 134 seções distribuídas em 51 locais, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
No primeiro turno das eleições, 9.609 dos 39.909 eleitores aptos para votar no município não compareceu as urnas e Granja registrou uma taxa de abstenção considerada alta, de 24,08%. Para amanhã, quem não votou no último dia 05 pode, agora, participar das eleições e escolher seus candidatos nas urnas das 8 às 17 horas (horário local). 
Mas, quem não votou no primeiro turno e ainda não justificou o voto tem o prazo de até  4 de dezembro deste ano para preencher o requerimento de justificativa, que é válido somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) lembra que se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
O eleitor granjense também precisa ficar atento às normas do Tribunal Superior Eleitoral, que preveem o que pode e o que não pode no dia da eleição. Por exemplo, assim como no primeiro turno, a partir da 0h de amanhã até 18 horas é proibida a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e similares. A aplicação da medida foi assinada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Servilho Paiva, na Portaria nº 1386/2014. 
Também é proibido o uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Ou seja: nada de tirar selfie com a urna eletrônica neste domingo. Isso dá cadeia, o eleitor pode pegar até dois anos de prisão e pagar multa de cerca de R$ 16 mil.
Como se manifestar: o que pode e não pode
Pode
Usar camiseta, bandeira, broche e adesivo desde que feitos por eleitores ou parte do uniforme da equipe de campanha. (Dar camisetas, broches ou qualquer tipo de brinde não é mais possível pela legislação eleitoral.)
Fazer postagem em rede social dizendo "eu vou votar em tal candidato". (Não pode mandar SMS nem Whatsapp. Como não é um mural, é uma publicação que necessariamente você escolhe o interlocutor, pode ser classificada como propaganda.)
Usar "cola eleitoral" dentro da cabine de votação, desde que seja em papel, contendo os números dos candidatos em quem deseja votar. Ir com o celular até a seção. Fazer fotos e selfies até a porta da seção. Deixar o celular ligado durante a votação, desde que ele fique sob a guarda dos mesários.
Não pode:
Tentar convencer os outros a votar no seu candidato ou a não votar em outro candidato. Fazer postagem em rede social ou mandar Whatsapp e SMS dizendo "vote em tal candidato". Mandar sms ou Whatsapp dizendo "eu votei em tal candidato". Fazer manifestação coletiva de apoio ou repúdio a candidato, inclusive vias redes sociais ou grupos de Whatsapp.Usar altofalante, fazer ou participar de carreata ou comício. Distribuir a "cola eleitoral" para outras pessoas, na fila ou nas ruas. Utilizar equipamentos eletrônicos com a "cola eleitoral", como celulares ou tablets dentro da cabine de votação.Ir com o celular até a cabine de votação. Fazer fotos ou selfies na urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário