Face

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Prefeitura de Camocim realiza projeto em prevenção ao câncer de mama

Iniciativa pretende mobilizar mulheres na faixa etária entre
50 e 69 anos para realizarem a mamografia
(Foto:Ilustrativa/Reprodução internet)
A Prefeitura de Camocim, no Litoral Oeste do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde, irá realizar de 29 de maio a 03 de junho o projeto “Amigo do Peito, Rastreamento para o Câncer de Mama”. A ação acontece na Praça da Matriz e tem como objetivo promover uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce da doença no município.
De acordo com a assessoria da administração municipal, a iniciativa pretende mobilizar as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos para realizarem a mamografia. Os exames serão gratuitos e realizados dentro de um consultório volante climatizado, equipado com um mamógrafo de última geração. Os laudos atestando o resultado de cada procedimento deverá ser encaminhado para as Unidades Básicas de Saúde de Camocim em um prazo de até 40 dias, com o respectivo encaminhamento para análises complementares e tratamento, se necessário.
A Prefeita de Camocim, Monica Aguiar destacou a importância dessa campanha de mobilização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Essa campanha é primordial para conseguirmos uma mobilização de todos, pois só através de informações, diálogo e conscientização é que vamos conseguir uma prevenção eficaz contra essa doença”.
A expectativa é de que sejam realizadas 480 mamografias durante a semana de execução do projeto. São ofertadas 80 vagas por dia, sendo 40 por cada turno. O atendimento será de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.  
Dados
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Segundo estimativa do Instituto nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve mais de 58 mil novos casos da doença em 2016. Em 2013, último ano com dados disponíveis, 14.388 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 14.206 mulheres e 181 homens.

Com informações da Ascom da Prefeitura de Camocim

Nenhum comentário:

Postar um comentário