Face

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

27 veículos são roubados por dia no Ceará

Foto Ilustrativa / Reprodução Internet
De janeiro a outubro deste ano, 8.337 veículos foram roubados no Ceará. Uma média de 27 casos por dia. O crescimento foi de 6% com relação ao mesmo período de 2015, quando 7.881 automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões foram tomados de assalto. Fortaleza concentrou 63,1% (6.066) das ocorrências em 2016.
Apesar do número de ocorrências, informado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Fernando Cavalcante, minimizou a situação e afirmou que a Polícia Civil está “indo bem”. Ele justifica que muitos suspeitos de roubo foram presos e aponta como problemas a “grande quantidade de criminosos e veículos nas ruas”.
“Só posso afirmar que recuperamos muitos carros. Cerca de 70% (incluindo os encontrados abandonados). E que em alguns casos ocorre a comunicação falsa de crime”. Ele explica que algumas pessoas vendem o veículo, mas os compradores não os transferem para si, o que leva os vendedores a registrar B.O. Já a SSPDS informou que o número de veículos recuperados é impreciso, motivo pelo qual não fornece os dados.
Cavalcante detalhou que grande parte dos veículos roubados recebem placas clonadas e são revendidos no Interior e outros estados, encomendados por quadrilhas especializadas. “Já recuperamos carro até no Paraguai”, detalha.
Saiba mais
Em 2013, o Ceará registrou 9.595 roubos de veículos. Já em 2014, as ocorrências subiram para 10.366, aumentando 8%.
Todos os fotossensores instalados no Estado, do Detran, Dnit ou da AMC, registram as placas de veículos que passam por locais fiscalizados, independentemente da velocidade. A tecnologia permite o acompanhar os trajetos.
Questionado sobre a subutilização desse aparato para localizar carros roubados, o delegado Cavalcante disse que o sistema é usado, mas carece de “modernização”, para que as informações sejam unificadas. 


Com informações do O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário