Face

sábado, 26 de novembro de 2016

Aedes aegypti ameaça surto de doenças em 14 cidades do Ceará

Foto: Reprodução Internet
Pelo menos 46 cidades do Ceará estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. É o que aponta o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios. Missão Velha é a cidade que apresenta maior Índice de Infestação Predial (IIP).
Segundo os dados, são 14 municípios estão em risco. São eles Missão Vilha, Mauriti, Capistrano, Canindé, Baturité, São Luís do Curu, Varjota, Farias Brito, Irauçuba, Aracoiaba, Jaguaretama, Ipaumirim, Coreaú e Marco. Todos apresentam IIP igual ou superior a 4. O maior índice do Estado é de 29,6, em Missão Velha. Mauriti, Capistrano e Canindé também apresentam índice com dois dígitos (respectivamente: 27,1 / 14,5 / 13,7).
O LIRAa aponta ainda que 32 municípios cearenses estão em alerta. Cidades da Região Metropolitana de Fortaleza como Caucaia, Maracanaú e Horizonte estão entre eles. Uruoca (3,4), Massapê (2,6), Viçosa do Ceará (2,2), Moraújo (2,1) e Senador Sá (1,6) também fazem parte da lista.
os que apresentam situação satisfatória são 68 municípios. Entre eles estão a Capital cearense, Tianguá, Camocim, Sobral, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
O levantamento considerou cidades com mais de 2 mil imóveis e foi realizado a partir da adesão voluntária de municípios, nos meses de outubro e novembro. A partir de 2017 é provável que o LIRAa se torne obrigatório.
Com informações do Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário