Face

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Militares participam do Dia Nacional de Combate ao Aedes em Camocim

Homens do Exército e da Marinha participaram, no último sábado, 12, em Camocim, no Litoral Oeste do Ceará, do Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Durante a ação os militares auxiliaram os agentes de endemias do município na identificação de focos do mosquito, na aplicação de larvicidas em água parada e também orientaram a população a respeito dos riscos trazidos pelo transmissor da dengue, chikungunya e do vírus da zika.
Também foram entregues aos moradores materiais informativos, com explicações das medidas de prevenção e orientações sobre a importância do envolvimento de todos nessas ações. Em todo o Estado a mobilização contou com a participação de três mil homens das Forças Armadas.  Além de Camocim, também receberam a visita de tropas os municípios de Acaraú, Aracati, Baturité, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Russas, Sobral, Tamboril e Tianguá.
Em Fortaleza, uma grande movimentação tomou conta da Praça do Ferreira. Agentes de endemias do Estado e do Município ganharam o reforço de 2,5 mil homens das Forças Armadas. Em ato solene, o governador Camilo Santana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o comandante da 10ª Região Militar, general Freire Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deram a largada e seguiram com os soldados para as ruas.
Na ocasião, Camilo Santana sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o Estado a entrar em imóveis que estejam fechados ou onde haja resistência dos proprietários. “Não adianta o Estado fazer tudo que lhe cabe, se uma residência não fizer a sua parte. Estamos trabalhando para convencer as pessoas da importância de fazer suas ações, mas se não for possível, agora temos o respaldo da lei”, afirmou.
Número de casos de dengue
De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (12), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa),  o Ceará tem 280 casos de dengue confirmados em 39 municípios. Em apenas uma semana, a Sesa diagnosticou nos 64 casos da dengue no Estado.
Do total de casos confirmados este ano, quatro são da forma grave da doença. Permanecem em investigação três casos de dengue grave que evoluíram para óbito, ocorridos nos municípios do Crato, Fortim e Maracanaú.
Prevenção
Para conseguir interromper propagação do mosquito é necessário a participação de toda a população. Confira abaixo o que fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário