A última edição de 2015 do Ceará Faz Ciência acontecerá neste sábado (19), em Sobral, Região Norte do Estado. Dois projetos de alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Guilherme Teles Gouveia, do município de Granja, estarão entre os 20 trabalhos científicos selecionados dos estudantes do ensino médio da região Norte que serão expostos na Praça do Patrocínio, das 15h às 19h.
Na ocasião, os projetos estarão disputando o prêmio do concurso contra concorrentes das cidades de Bela Cruz, Pacujá, Acaraú, Sobral, Marco, Tianguá e Ubajara. Os trabalhos da EEEP na disputa são: "BIOPLÁSTICO DO AMIDO DE MANDIOCA", do aluno Moab de Paula Silva, e "LUZ, CALOR, DESTILAÇÃO!", dos estudantes Francisco Bruno Ferreira de Sousa e Paulo Ricardo Costa do Nascimento. As duas iniciativas tem como orientador o professor Francisco José de Almeida de Sousa.
As propostas dos estudantes do Ensino Médio/Técnico foram pré-selecionadas por comissão julgadora formada por representantes da Secitece, Seduc, Funcap e Instituto Centec, e levou em conta critérios como criatividade e relevância social. Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares. Os estudantes ganhadores receberão tablets e kits científicos. Também serão concedidos certificados de honra ao mérito aos professores vencedores.
Além das exposições dos melhores trabalhos, a exposição contará com apresentações no ônibus do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.
O Planetário de Sobral e o Museu do Eclipse também contarão com uma programação especial gratuita durante o evento.
Ceará Faz Ciência O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o apoio do CNPq, da Secretaria da Educação, das prefeituras dos municípios-sede e das instituições vinculadas à Secitece com o objetivo de despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.
O Ceará Faz Ciência já passou por Fortaleza, Tauá, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Crato.
Da Redação do Folha Granjense Online, com informações do Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:
Postar um comentário