![]() |
| Francisco Ézio e Marcos Araujo taxaram de ilegal a cobrança de ingressos (Foto: reprodução/Internet) |
A cobrança de ingressos nos jogos do "Campeonato Granjense de Futebol" foi tema de debate durante a sessão plenária de ontem, 14, na Câmara Municipal de Granja, no Litoral Norte do Ceará. O assunto foi abordado pelo vereadores Francisco Ézio (Pros) e Marcos Araújo (PSD). Os dois pediram a abertura dos portões do estádio Mitotônio para que as pessoas de baixa renda também possam prestigiar a competição.
Em sua justificativa, Francisco Ézio disse que não há necessidade da cobrança de ingressos para os jogos pois o evento é custeado com recursos do município e que o campeonato serve para incentivar a prática do esporte e melhorar a cabeça dos jovens. O vereador pediu ao seu colega Jeová Brito para que interceda junto ao Executivo, afirmando que a cidade é pobre e carente.
Ouça:
Além de pedir a abertura dos portões, o vereador Marcos Araujo reclamou do valor irrisório que as equipe estão recebendo devido o número pequeno de pagantes. Segundo o parlamentar, cada time que faz a rodada dupla estão saindo do estádio com menos de R$ 20 do total que é arrecadado na bilheteria. Ele sugeriu que a prefeitura desse uma ajuda de custo.
Em aparte, o vereador Jeová Brito concordou com os argumentos de Francisco Ézio e Marcos Araujo. Porém, disse que a questão teria que ser discutida. Também falaram sobre o assunto, na Questão de Ordem, os vereadores Antonio José, Raimundo Félix e Francisco Ézio.
Ouça:
Entenda
A competição reúne 24 equipes e está sendo realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer. A abertura foi no dia 26 de setembro, com Leão X Gameleira. Os jogos normalmente são realizados em rodada dupla nos sábados e domingos. O ingresso custa R$ 2 para homens, enquanto crianças e mulheres não pagam.
De acordo com dirigentes contactados por Folha Granjense, foi deliberado pelas equipes no congresso técnico para que não fosse cobrado ingresso. Porém, segundo eles, após a primeira rodada, a própria secretaria determinou o recolhimento da taxa.
A cobrança, aliada ao baixo nível dos jogos, têm a cada ano diminuído o público no interior do estádio. Em muitos dos casos, jovens e adultos de baixa renda foram vistos voltando do portão por não terem o dinheiro. Alguns adolescentes mais audaciosos se aproveitam da falta de seguranças e pulam o muro para assistirem os jogos.
Exemplo
Exemplo
Na última segunda-feira, 12, Juventus e Internacional fizeram um jogo isolado na tabela. Não houve cobrança de ingresso devido acordo celebrado entre as diretorias das duas equipes. O público nas arquibancadas foi bem maior.

Nenhum comentário:
Postar um comentário