Face

sábado, 20 de dezembro de 2014

Placas pichadas dificultam acesso à Praia de Jericoacoara

 As pichações tem-se tornando comum nos períodos que 
               antecedem as festas de fim de ano 
                       (Foto:Jéssyca Rodrigues)
Os turistas da Zona Norte que passam pela cidade de Granja, pela BR-402, em busca de um dos destinos mais disputados do Litoral Oeste devem ter atenção redobrada ao passar pela rodovia. As placas de sinalização se encontram pichadas, tornando difícil a locomoção para quem não conhece a região. 
Apenas as placas que são visíveis na ida foram alvo dos vândalos. Quem volta do destino encontra a sinalização normal. As que indicam a direção de Jijoca de Jericoacoara e Praia do Preá estão estrategicamente localizadas perto de um posto que oferece serviço de guias informais. 
O grupo, que fica embaixo de guarda-sóis à beira da estrada, informa aos turistas que existem apenas duas maneiras de chegar até a Praia de Jeri. Uma é pagando os serviços cobrados por eles, R$ 70,00 a ida e o mesmo valor para volta. A outra é ir por conta própria e atolar o carro.
Informações de como chegar ao município de Jijoca também são pagas. O serviço de transporte por meio de D 20 não chega a ser citado.
Cerca de 25 quilômetros à frente, porém, na entrada da área urbana de Jijoca, se encontram os guias oficiais de Jericoacoara, treinados pelo Sebrae e participantes da Associação dos Condutores de Turismo de Jericoacoara. De acordo com o presidente da Associação, Valdo Araújo, essa não é a primeira vez que as placas sofreram avarias. "Existem condutores irregulares que sempre danificam as placas a fim de captar os turistas antes que eles entrem na cidade. Como não podem atuar dentro de Jijoca, eles se localizam às margens das rodovias", explica ele.
Inibição
O presidente da entidade observa que, em outras ocasiões, teriam sido esses mesmos guias irregulares a arrancar placas, sendo provável que o mesmo tenha acontecido dessa vez. Valdo também aponta para a necessidade de inibição da ação de pessoas atuando irregularmente, tendo em vista a segurança dos turistas.
"Além das pichações, que todos podem ver, eles também arrancaram uma placa de 'Bem-Vindo a Jijoca'. Já escrevermos ao DER e demais órgãos solicitando a vistoria, troca e fiscalização dos trechos conhecidos. Pedimos inclusive junto à Prefeitura e Conselho do Parque Nacional de Jericoacoara, uma fiscalização permanente", disse. Ele chama a atenção para o fato de que as pessoas que oferecem serviço como guia sem fazer parte da Associação são "um risco para as famílias que buscam o Parque, não tendo treinamento, identificação ou mesmo veículos próprios para locomoção segura", destaca ele.
Um dos guias irregulares abordados pela reportagem não quis se identificar, mas declarou: "A gente faz isso há anos, principalmente na virada do ano. É uma maneira de tirar um dinheirinho extra". A atuação dos que estão irregulares é proibida dentro do município de Jijoca, havendo fiscalização, mas no Parque Nacional, o Conselho ainda estuda medidas a fim de coibir a prática.
De acordo com o Detran, uma equipe já foi destacada para avaliar a situação e fazer a reposição da sinalização adequada no trecho apontado pela reportagem.


Com informações da repórter Jéssyca Rodrigues, do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário