Face

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Justiça anula eleição da Câmara Municipal de Ibaretama

A juíza Ana Claudia Gomes de Melo, titular da Comarca de Ibaretama, distante 146,5 km de Fortaleza, decidiu pela anulação da sessão da Câmara de Vereadores deste Município que elegeu a nova mesa diretora da Casa. Na sua decisão, publicada nesta quinta-feira, 18, a juíza também determinou a imediata convocação de sessão extraordinária para realizar nova votação.
Na eleição, a vereadora Tereza Carla de Freitas, mais conhecida como “Carlinha do Hospital”, se autodeclarou eleita para a presidência daquela casa legislativa para o biênio 2015/2016, embora tenha recebido menos votos do que sua concorrente no pleito, a vereadora Elis Regina Nogueira da Silva. A juíza considerou inválidos os argumentos utilizados por “Carlinha do Hospital” para declarar sua oponente incapacitada de concorrer à presidência do legislativo.
Ainda de acordo com a magistrada a postura adotada por “Carlinha do Hospital” fere a norma contida no regimento interno da Casa Legislativa, artigos 31 e 32, que não estipulam como requisito à eleição à mesa diretora da Câmara a manutenção do vereador no partido político ou coligação pelo qual se elegeu. Também explica que além de não ter nenhuma ação em curso por infidelidade partidária, Elis Regina nem sequer é parte em algum processo junto à Justiça Eleitoral.
Na eleição realizada no dia 12, Elis Regina havia conquistado cinco dos nove votos dos vereadores, contra quatro a favor de “Carlinha do Hospital”, atualmente presidente da Casa Legislativa Municipal, mas mesmo vencendo sua concorrente não pode assumir a presidência da Câmara. Os votos a seu favor foram considerados nulos e resolveu recorrer à Justiça. 
Já Carlinha, terá 10 dias para prestar esclarecimentos sobre a sua postura. Ela também pretende ingressar na Justiça pela manutenção do resultado da eleição.


Com informações do Diário do Nordeste/Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário