Face

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sessão da Câmara Municipal de Granja homenageia Dia do Idoso

A Câmara Municipal de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, realizou na manhã de ontem (1º) sessão solene em homenagem ao Dia do Idoso. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Romeu Aldigueri e pela ex-prefeita Carmem Arruda. Idosos assistidos pelo Grupo Girassol lotaram o auditório da Casa.
Durante o evento a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Juliana Alencar, solicitou uma participação maior dos vereadores, seja na elaboração de leis ou nos eventos voltados para as pessoas idosas. Ela criticou o fato da Câmara não ter enviado nenhum representante para participar do projeto "Granja na Voz da Experiência", que durou cinco meses e debateu melhorias para a qualidade de vida dos idosos do município.
A crítica gerou um pedido formal de desculpa por parte do vereador e 1º secretário Francisco Ézio, que reconheceu a falha e se propôs corrigi-la. "Realmente estamos em dívida, e com esse puxão de orelha vamos procurar nos corrigir  por que pecamos nessa parte", disse. O parlamentar enalteceu o trabalho desenvolvido por Juliana Alencar junto aos idosos, lembrando que aquela estava sendo a primeira vez que eles recebiam uma homenagem no legislativo municipal.
O prefeito Romeu Aldigueri também fez uso da palavra. Segundo o gestor, estão sendo desenvolvidos uma série de programas e obras voltados para as pessoas da 3ª idade. Dentre eles, Aldigueri destacou a construção da Praça do Idoso, os passeios oferecidos pela prefeitura tanto dentro quanto fora do município, a reforma das piscinas do Clube Arrudão para funcionamento das hidroginásticas e o Projeto Escola Acessível. 
A ex-prefeita Carmem Arruda agradeceu o convite para participar da solenidade e lembrou ter sido em sua administração a construção da Casa do Idoso.
Números 
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Granja têm uma população de 5.388 idosos. Destes, 2.973 estão entre os 60 e 69 anos e 2.415 já fizeram 70 ou mais.  As mulheres são a maioria entre os idosos, com 2.747. Já os homens somam 2.641.
Conforme Juliana Alencar, atualmente existem 15 grupos de idosos espalhados pelo município. São pouco menos de 300 pessoas recebendo assistência do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Grupo Girassol é o maior deles, com aproximadamente 150 membros acima de 60 anos. 
Saiba mais 
O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até 2006, esta data foi lembrada em setembro, mas, a partir da criação do Estatuto do Idoso é comemorada a cada 1.º de outubro. O Brasil hoje abriga 26,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esta faixa etária corresponde a 13% da população brasileira e deve chegar, segundo o IBGE, a 34% da população, em 2060.
Em 2000, a expectativa de vida era de 69 anos, em 2014 subiu para 75 e a projeção para 2060 é de 81 anos. A boa qualidade de vida na juventude, os cuidados com a alimentação, a prática de exercícios e o avanço da medicina são apontados como os responsáveis pelo aumento na expectativa de vida dos idosos.
Veja algumas imagens
Idosos assistidos pelo Grupo Girassol lotaram o auditório da Casa
A presidenta do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Juliana Alencar, solicitou uma participação maior dos vereadores, seja na elaboração de leis ou nos eventos voltados para as pessoas idosas
Da esquerda para direita: Romeu Aldigueri, Francisco Ézio, Milton Guilherme Veras, José Temístocles (Derim), Carmem Arruda, Jeová Brito e Juliana Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário