Para os moradores dos bairros beneficiados, o funcionamento do equipamento é agridoce (Fotos: Wellington Macêdo) |
Começaram a funcionar, em caráter experimental, as linhas Norte e Sul
do Metrô de Sobral, das 8h às 12h, horário em que a experiência será
gratuita para os usuários. O início das atividades do equipamento atraiu
a atenção da população, que timidamente experimentou o serviço durante a
manhã de ontem.
O Metrô de
Sobral aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor
transportes como estruturador de desenvolvimento urbano.Cada carro é equipado com ar-condicionado e Sobral possui 12 estações
integradas, sendo seis em cada linha, Norte e Sul, e a Estação Coração
de Jesus é a única compartilhada, onde os passageiros podem trocar de
linha. Elas têm uma extensão total de 13,2 quilômetros.
De acordo com o Presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, nos próximos seis meses, a experiência de usar o
Metrô de Sobral será gratuita, e que ele deve operar apenas com metade
dos carros. "Até mais ou menos abril do próximo ano, o metrô só
funcionará das 8h da manhã ao meio-dia e o acesso será completamente
gratuito. Quando a fase comercial iniciar, a operação contará com quatro
vagões, mais um reserva, cada carro tendo a capacidade para uma média
de 350 pessoas por carro".
Cada Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é formado por dois carros, com
movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h e
lotação máxima de aproximadamente mil passageiros.
A linha Norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada às
margens da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim,
no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros
do Junco e Terrenos Novos.
Já a Linha Sul parte da Estação da Cohab 2 até a Estação Sumaré As duas
linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de
integração.
De acordo com o prefeito Clodoveu Arruda, o Veveu, quando o metrô de
Sobral começar a operar integralmente de maneira comercial, será
implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral
(Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e
tarifa única.
"Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o
que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos
modais, seja um ônibus ou o VLT", explicou.
Conforme contou a secretária de Urbanismo de Sobral, Gisela Gomes, o
município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela
afirmou que, com o novo sistema de transporte público, a expectativa é
de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em
casa e passem a usar os coletivos.
"A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabaram
causando a necessidade de criação desse sistema. Apesar dos atrasos, o
Metrô de Sobral começou a funcionar rapidamente, garantindo um
transporte de qualidade para a população", destacou.
Ela lembrou que a Estação Cohab 3, onde foram pegos os primeiros
passageiros, é bem próxima do Conjunto Residencial Nova Caiçara, onde
estão sendo entregue as casas do "Programa Minha Casa, Minha Vida" para
as famílias de baixa renda. "Essa população vai se beneficiar dessa
estação tão próxima, assim como outros bairros mais afastados do Centro,
que sofriam por não possuir uma linha de transporte fora os mototáxis",
explicou a secretária.
Repercussão
Para os moradores dos bairros beneficiados, o funcionamento do
equipamento é agridoce. Os que moram mais próximos das estações afirmam
que estão felizes com o funcionamento do Metrô, mas gostariam que ele
fosse mais silencioso.
De acordo com o comerciante Joaquim Lopes, a poeira que o novo
equipamento traz também é um fator que pode melhorar. "Por enquanto, ele
tá rodando só nesse horário de manhã, então o barulho não deve
incomodar muito, mas as três vezes que ele chegou na estação, trouxe
muita poeira", contou.
O estudante Ique Marques, de apenas 13 anos e morador da Cohab 3,
comemorou a chegada do novo equipamento. "Antes eu andava todo dia quase
meia hora pra ir para a escola, ali na Netinha Castelo, tinha que sair
de casa no calor do meio-dia. Agora posso pegar a última volta do metrô e
chegar lá rapidinho e com ar condicionado".
Com informações do Diário do Nordeste
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