Face

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Estado físico de escolas de Santana do Acaraú passará por vistoria do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) realizará inspeção em escolas públicas do município de Santana do Acaraú, na Região Norte do Ceará, para verificar o estado de conservação das unidades de ensino. As visitas fazem parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) – iniciativa promovida pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado Ceará (MP-CE) e que busca garantir o direito dos brasileiros à educação básica de qualidade.
As visitas de inspeção acontecerão em datas que não serão previamente divulgadas para evitar que problemas sejam “maquiados” nas instituições de ensino. A procuradora da República Ana Karízia Távora Teixeira Nogueira explica que, caso sejam constatadas irregularidades, será cobrada do município a adoção de providências para saná-las.
No último dia 17 de setembro, aproximadamente 180 pessoas participaram da audiência pública inicial do projeto MPEduc em Santana do Acaraú. A audiência reuniu alunos, pais de alunos, professores, diretores de escolas, representantes dos conselhos de controle social e da Secretaria de Educação. Também estiveram presentes alguns vereadores e secretários municipais de outras pastas. Além de apresentar o projeto à comunidade, o evento serviu para a colheita de informações sobre as condições do serviço de educação nas redes públicas de ensino do município.
Entre as reclamações mais recorrentes, destacou-se a problemática que envolve o transporte escolar. Além disso, discutiu-se sobre o repasse de verbas federais ao município vinculadas à educação. Foi ressaltado também que, desde 2008, o município não está recebendo recursos do PDDE - Programa Dinheiro Direito na Escola, por falta de prestação de contas de gestões anteriores.
Com informações da  Assessoria de Comunicação Social Ministério Público Federal no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário