Face

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Alunos de Granja são bronze na OBA e se classificam para evento no Rio

A dupla conseguiu o feito após lançar um foguete fabricado com
garrafas pets a uma distância de 159,30 mts
(Foto: Reprodução/Whatsapp)
Os  alunos Darley Araújo Carvalho e Marciano Gomes Rodrigues ganharam o bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com o resultado eles foram classificados pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e irão participar da Jornada de Foguetes representando a EEFM Cel. Luiz Felipe, escola pública da rede estadual localizada em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. O evento acontece no próximo mês de outubro na cidade de Barra do Piraí (RJ).
A jornada oferecerá troféus e bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os estudantes com melhor classificação na prova também vão integrar as equipes para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais em 2016 e concorrer a vagas na Jornada Espacial e Space Camp.
Sob a supervisão e orientação do professor Agenildo Alves, da extensão da escola no distrito de Parazinho, na zona rural do município, a dupla conseguiu o feito após lançar um foguete fabricado com garrafas pets a uma distância de 159,30 mts. Eles competiram com projetos de aproximadamente 62 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País.
Darley, Marciano e o professor Agenildo, que participa da OBA desde 2008, aguardam a liberação dos recursos que custearão a viagem dos três ao Rio de Janeiro. Enquanto isso, eles festejam o objetivo alcançado e aprimoram os lançamentos no "campão" do Parazinho.
Edição de 2013
A edição do ano passado recebeu mais de 53 mil alunos, 10 mil a mais do que em 2012. A MOBFOG é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário