Face

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Granja entre as regiões que irão receber ações para prevenir acidentes de trabalho

Os municípios de Granja, Aracati e Limoeiro do Norte, além da Serra da Ibiapaba, foram eleitos regiões prioritárias para receberem as ações do Getrin7. O grupo foi criado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, em parceira com o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, além de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, prefeituras, sindicatos e federações, para a realização de ações educativas para alertar o trabalhador e tentar reduzir os acidentes de trabalho no Ceará.
De acordo com o juiz do trabalho e coordenador do Getrin7, Carlos Alberto Rebonatto, com a ausência de dados oficiais sobre o problema a solução foi se reunir com órgãos especializados, que elegeram essas regiões devido os índices de acidentes laborais serem mais preocupantes, principalmente na zona rural. “Se na área urbana já é difícil obter dados atualizados, com o trabalho rural e agrícola é quase impossível”,disse o magistrado.
Dentre os locais escolhidos, a Ibiapaba é uma das que mais preocupa o grupo, devido à utilização de agrotóxicos. “A comercialização ilegal e uso incorreto de agrotóxicos na Serra da Ibiapaba, por exemplo, é caso de polícia”, disse o coordenador da fiscalização do trabalho rural na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Sérgio Carvalho. As visitas a estes municípios deverão acontecer a partir do mês de novembro.
Levantamento
O último levantamento do Ministério da Previdência Social, em 2012, apontou o Ceará com um crescimento de 5% no total anual de acidentes de trabalho. Naquele ano, foram registrados 13.003 acidentes laborais no Estado, 620 casos a mais que o ano anterior. O número dá uma média de 1 trabalhador acidentado a cada 40 minutos.
Em Fortaleza, 5.126 acidentes foram registrados em 2012; 45 a mais que em 2011. A cidade que teve o maior crescimento em número de acidentes de trabalho foi Sobral, com 1.248 casos registrados, superando em 237 casos o ano anterior. Em termos percentuais, Santana do Acaraú foi o município que teve o maior crescimento de acidentes de trabalho. Em 2011, apenas 2 casos foram registrados. Já no ano seguinte, 26 casos foram constatados; contabilizando um crescimento de 1.300%.
Com informações do Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário