Face

sábado, 21 de junho de 2014

1,8% dos municípios concentram metade das empresas do Brasil

Só a cidade de São Paulo reúne quase 10% dos negócios
do país (Foto: Caio Pimenta / SPTuris)
Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 102 concentram 50% de todos os negócios do país. É isso que mostram os dados do Empresômetro, censo das empresas em atividade no Brasil realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Segundo o levantamento, atualmente existem 17.194.621 CNPJs registrados em juntas comerciais e cartórios de todo o país e, desse total, 8.587.107 se referem a empreendimentos instalados em somente 1,8% do total de municípios brasileiros.
Os municípios que concentram a maior parte das empresas do país são as 26 capitais estaduais, a capital federal e outras 75 cidades espalhadas por 13 estados. A concentração geográfica, no entanto, fica ainda mais evidente quando o levantamento é feito por estados. Segundo dados do Empresômetro, apenas quatro unidades da federação concentram 55% de todas as empresas do país: São Paulo, com 29,01%; Minas Gerais, com 10,12%; Rio de Janeiro, com 8,43% e Rio Grande do Sul, com 7,47%.

A concentração observada entre as empresas em geral também vale para micro e pequenos empreendimentos. De acordo com um levantamento realizado com base na Relação Anual de Informação Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego pela professora Marisa dos Reis Botelho, do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os mesmos quatro estados – SP, MG, RJ e RS – concentram mais de 50% das micro e pequenas empresas do país.
Os dados do Empresômetro ilustram bem essa realidade. Dos 102 municípios que concentram a maior parte das empresas do país, nada menos que 31 ficam no estado de São Paulo. O segundo estado com o maior número de municípios nessa lista é o Rio de Janeiro, com 9, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 8 municípios cada. Por outro lado, a região Nordeste inteira aparece com apenas 10 municípios e a Centro-Oeste, com 6.



Com informações do site Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário