Face

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Parceria vai dinamizar ensino de matemática em Sobral

Professores receberam capacitação para uso da tecnologia em sala
   de aula(Foto
:Jessyca Rodrigues)
A Prefeitura deste município,por meio da Secretaria da Educação,firmou parceria com a Fundação Lemann para a implantação do Projeto Khan Academy na Escola,originário dos Estados Unidos.Com a iniciativa,os alunos terão três aulas de matemática por semana,através de videoaulas,no laboratório,por meio do uso de netbooks.A capacitação dos professores já foi feita e as aulas devem iniciar já neste mês.
Diretores de escolas,professores de matemática, coordenadores pedagógicos e orientadores de planejamento participaram de dois dias de capacitação.O treinamento foi ministrado por uma equipe da Fundação Lemann,para o aprendizado no uso da ferramenta.Com o sistema,os professores poderão acompanhar,em tempo real,o percentual de acertos dos estudantes durante as aulas.
A capacitação teve a participação de 186 pessoas de 14 escolas da sede de Sobral.A Prefeitura está melhorando o sistema de informática dessas primeiras escolas,disponibilizando 10 megabytes (mb) de internet,para o maior aproveitamento possível das aulas nos laboratórios.
Expectativa
O currículo terá duas horas e meia de aulas com a plataforma, prevista para ser implantada, já neste mês, e outras duas horas e meia de aulas convencionais. A expectativa é beneficiar 7.572 estudantes matriculados nas faixas de 3º, 4º e 5º anos, nas escolas da sede e dos distritos.
Segundo o secretário de Educação de Sobral,Júlio César Alexandre Costa,esse será um meio de desmitificar o ensino de matemática,tornando a matéria mais atrativa para os alunos."Eles assistirão três,das nove aulas semanais,nos laboratórios de informática",explica ele.
Os vídeos já foram todos traduzidos e os professores poderão avaliar em tempo real a aprendizagem."Com resultados instantâneos,haverá uma maior dinâmica no plano de aula e uma melhor observação das dificuldades de cada aluno em particular",aponta ele.
Desde 2012,as escolas públicas brasileiras usam a plataforma de exercícios,similar à disponível na Khan Academy em inglês.Hoje,mais de 10 mil alunos de 3º,4º e 5º anos dos estados de São Paulo,Paraná e Ceará participam do projeto norte-americano.O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e experimentar a metodologia em sala de aula,com a formação e a contribuição dos professores.Na ferramenta,cada aluno avança no seu próprio ritmo,assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes.
Já os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real.Isso permite um planejamento de aulas personalizado,considerando as dificuldades e as demandas individuais.Assim,os professores podem intervir com aqueles que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto.
Investimento
O prefeito Clodoveu Arruda (Veveu) já havia divulgado a parceria da Prefeitura de Sobral com a Fundação Lemann,no dia 15  de julho,quando falou dos investimentos na área da Educação no município.
"Essa parceria melhorará ainda mais os resultados da educação em Sobral.A ideia do Khan Academy surgiu nos Estados Unidos com os vídeos que um físico fez para ensinar seu primo pela internet.O projeto oferece uma ferramenta tecnológica com uma videoaula online.Enquanto eles estão assistindo os resultados vão sendo imediatamente computado para o professor acessar.Cada aluno vai avançando no aprendizado de acordo com seu próprio vídeo,com uma aprendizagem individual".
Ele destacou a também a importância da educação em seu mandato."Como vocês sabem,a educação é uma prioridade no meu governo.Os Centros de Educação Infantil (CEI) é uma forma de permitir que os pais dessas crianças possam trabalhar com a segurança de que seus filhos estão em um local seguro".O prefeito falou também do andamento das obras de construção dos Centros de Educação Infantil (CEI),dos quais dois já estão em funcionamento;um está pronto e logo será inaugurado;dois estão quase prontos,no Domingos Olímpio e Santo Antônio;três estão com metade das obras concluídas,na Cohab II,Vila União e Padre Palhano;os CEIs do Alto da Brasília e dos Terrenos Novos estão com cerca de 40% das obras executadas;e um segundo CEI na Cohab II,que está com 12% dos trabalhos executados.
Hoje,o município conta com 42 escolas de ensino fundamental e educação infantil;cinco Centros de Educação Infantil;1.647 professores em sala de aula;33.440 alunos em sala de aula;23 quadras cobertas;40 laboratórios de informática nas escolas;e 23 salas de recursos multifuncionais.A infraestrutura educacional é formada ainda por 22 bibliotecas escolares;uma biblioteca municipal com acervo de 40 mil livros;o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras com 5.114 alunos;duas escolas de formação permanente do magistério e uma brinquedoteca municipal.
De acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 18 escolas de Sobral tem alto índice de desempenho.Entre as 150 premiadas no Estado,Sobral teve o maior número delas neste ano.
 Comente,compartilhe a matéria ou curta a página do Folha Granjense no Facebook para receber nossas atualizações


Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário