(Fotos: Paróquia Granja/Felipe Barros NaFé) |
Em dezenas de embarcações ornamentadas com bandeirinhas e bolas coloridas, devotos comemoraram o Dia de São Pedro com a tradicional procissão de canoas pelas águas do rio Coreaú, em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. O evento, realizado na tarde de ontem (29), fez parte da programação que homenageia o santo desde 19 de junho na comunidade que leva o nome do padroeiro, na periferia da cidade.
A concentração foi às margens do rio, no bairro Boca do Acre. Dali, o cortejo fluvial seguiu o andor com a imagem de São Pedro até a barragem Lima Brandão. Durante todo o percurso de quase 3 quilômetros, momentos de devoção e cânticos por parte dos fiéis.
Na chegada, muitos se concentravam sobre a parede do reservatório ou na ponte metálica fazendo reverência à São Pedro ou apenas prestigiando o evento. Houve momento de oração e 1 minuto de silêncio em intenção dos falecidos vitimas de afogamento. Na sequência, uma verdadeira multidão caminhou em procissão até a capela do santo, onde aconteceu uma Celebração Eucarística e o arreamento da Bandeira.
Esse ano, as festividades tiveram como tema “Onde está o teu irmão?”. Durante a festa os devotos participaram de atividades temáticas, novenários e celebrações eucarísticas, que aconteciam a cada noite. A programação também contou com feirinhas e apresentações artísticas após as missas, além de bingos e um show de prêmios.
São Pedro foi pescador e ganhou fama de ser o “controlador do céu”,
aquele que tinha as chaves do paraíso. Ele é visto como o primeiro papa
da Igreja Católica, justamente por assumiu a função de coordenar os
fiéis, após a crucificação de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário