Face

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Famílias assentadas tem até 30 de junho para quitar dívidas do Pronaf

Termina no próximo dia 30 de junho o prazo para solicitar a renegociação ou a liquidação de dívidas contraídas pelas linhas de crédito voltadas para assentados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os beneficiários devem procurar uma agência do Banco do Nordeste mais próxima para fazer a quitação.
A renegociação autoriza desconto de até 80% da dívida das famílias assentadas na Reforma Agrária e do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) que quiserem liquidar dívidas de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) “A” e “A/C”.
Segundo a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Luisa de Marillac Evangelista, é possível fazer a quitação do financiamento com 80% de desconto com um sinal de 5% do valor devido, obtendo-se um desconto de 40% com parcelas anuais do valor restante para pagamento em até 10 anos (juros de 0,5% a.a.)
Pioneiro
O Ceará é o estado pioneiro com o Pronaf – Programa Nacional de Crédito Fundiário no Brasil. Somente este ano, foi liberado cerca de R$ 60milhões para mais de 900 famílias de quatro municípios cearenses.
Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.
Para Arimatea Gonçalves, coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), é fundamental os beneficiados procurarem as agências bancárias para regularizar a situação. “Isso garante a continuidade do acesso a outros programas da SDA em parceria com o Governo Federal”, explica Arimatea.
Serviço:
Para mais informações pelo 0800.280.3300


Com informações da Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário