Face

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Governo do Ceará recebe novos equipamentos de segurança da Senasp-MJ

O Governo do Ceará recebeu, na manhã desta sexta-feira (05), novas viaturas, armamentos e coletes para o Sistema de Segurança Pública do Estado. Os equipamentos adquiridos são parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – Ministério da Justiça (MJ). 
“Esses equipamentos são os primeiros de uma grande leva que virão após os jogos olímpicos que acontecem no Rio de Janeiro. É fruto da parceria que fizemos com o Governo Federal por conta das Olimpíadas, enviando cerca de 100 homens das forças de segurança do Estado para ajudar neste evento mundial. Com isso, a contrapartida foi o envio de viaturas, coletes, munições, entre outros. E, até o fim dos jogos, vamos receber ainda mais equipamentos e novas tecnologias”, adiantou o governador Camilo Santana.
Com o acordo, o Governo recebeu dez viaturas, 5.112 munições calibre 12 (entre letais, de treinamento e menos letais), 25 granadas, 22 fuzis (tipo carabina), 111 coletes balísticos femininos, entre outros itens. O material é contrapartida pelo apoio do Governo do Ceará à segurança nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e pela cessão de policiais e bombeiros para a composição da Força Nacional de Segurança em 2013 e 2014.
Mais equipamentos entregues
Após a realização dos Jogos Olímpicos, o Ceará também receberá um micro-ônibus, duas viaturas 4x4, 20 fuzis (tipo carabina), 35 pistolas, 100 coletes balísticos, 750 munições .40 e 750 munições .223. Até o fim de 2016, ainda serão entregues pela Senasp mais 1.302 coletes masculinos, 300 granadas de efeito moral, 1.000 munições menos letais e 100 unidades de espargidor lacrimogêneo.
Segundo o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, a boa parceria com o Governo Federal ajuda no incremento de tecnologia bélica e humana das forças. “Não tenho dúvida que todos esses equipamentos trarão para as nossas corporações ainda mais condições para trabalhar com ações ostensivas de grande porte. São equipamentos de grande porte e de tecnologias avançadas que contribuirão nas ações policiais das mais diversas.”, comentou Delci.
Grupo de pronta resposta
O secretário Delci Teixeira adiantou, ainda, que parte dos equipamentos adquiridos fará parte de uma nova força, vinculada diretamente ao gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para coibir ações do crime organizado. “No primeiro momento, estamos fazendo um planejamento de juntar os nossos setores de inteligência (da SSPDS, PM e PC) com a Delegacia de Roubos e Furtos para montarmos um grupo de pronta resposta em casos de ações do crime organizado. Portanto, parte desses equipamentos e armamentos será direcionada para esse grupo", destacou Delci Teixeira.
Sendo estruturada em breve, o secretário explicou como a nova força poderá atuar de forma precisa, coibindo os delitos, principalmente no Interior do Estado. "Vamos estruturar as inteligências com informações das instituições privadas para fazermos um levantamento e traçarmos estratégias de segurança para coibir essas ações criminosas. Ou seja, queremos as instituições diretamente interligadas conosco, para podermos nos antecipar e planejar ações eficientes contra os grupos criminosos”, ressaltou o secretário. 

 
Fonte e fotos: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário