Face

sábado, 2 de abril de 2016

Granja têm a maior incidência de queda de raios em março no Ceará

Foto: Wellington Macedo / Diário do Nordeste
Granja, na região do Litoral Oeste e a 331,1 km de Fortaleza, teve a maior incidência de queda de raios no mês de março deste ano no Ceará. Dos cerca de 51 mil raios registrados durante o período em todo o Estado, pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Companhia Energética do Ceará (Coelce), 3.455 caíram no município. Sobral (3.419) e Forquilha (1.471) vêm em seguida. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 31.
O fenômeno preocupa e amedronta os moradores, principalmente os da zona rural, devido a alta incidência de raios proporcionar riscos de mortes e a queima de aparelhos eletrônicos. Para se ter uma ideia, Granja terminou 2015 com o registro de 4.092 descargas e na terceira posição no ranking estadual, atrás de Santa Quitéria (5.843) e de Sobral (4.427). Em todo o Ceará foram registrados mais de 140 mil raios no ano passado.
Já em 2014, das 141.316 descargas atmosféricas registradas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) ocorreram em Granja.
Para evitar problemas, a Coelce recomenda que a população tenha alguns cuidados dentro ou fora de casa durante uma tempestade. Veja abaixo:
Dentro de casa
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Fora de casa
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Monitoramento
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.
O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (http://www.starnet.iag.usp.br/coelce), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário