| Foto: Divulgação / PMS |
A Prefeitura de Sobral, na região Norte do Ceará e a 231,1 km de Fortaleza, realizou a formatura da primeira turma alfabetizada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A solenidade foi na Escola José da Matta e Silva e contou com a participação dos 12 formandos, familiares e educadores.
Os alunos surdos foram ensinados por professores bilíngues, proficientes em libras e português. No contra turno da sala de aula regular, os estudantes tinham aulas de Libras, Português, Matemática, Informática e Educação Física. Além de participarem ativamente de eventos e passeios sociais.
Para garantir a inclusão e educação de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Sobral, o projeto de alfabetização em Libras foi iniciado em 2012. “O objetivo é facilitar o ensino aprendizagem, pois a compreensão da primeira língua (Libras) torna possível a alfabetização e letramento da segunda língua, o português. Além disso, estamos garantindo acessibilidade e a inclusão aconteça na escola”, explicou a gerente.Também participaram do evento os alunos cegos, que estão aprendendo a ler em Braille e ter habilidade de locomoção independente com o uso da bengala. Desenvolvido pela Associação Morcegos em Ação, em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, o objetivo é alfabetizar alunos cegos de toda Região.
As informações são da Ascom da Prefeitura de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário