Face

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Caminhada encerra programação do "Outubro Rosa" em Granja

O ponto de concentração foi na praça do Colégio Estadual
São José, de onde a marcha partiu por volta das 17h
(Fotos: Divulgação/PMG)
Dezenas de servidores públicos e estudantes da rede municipal de ensino participaram, na tarde da última sexta-feira, dia 30, de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade Granja, no Litoral Norte do Ceará. O evento, que marca o encerramento oficial da programação do "Outubro Rosa" no município, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama.
O ponto de concentração foi na praça do Colégio Estadual São José, de onde a marcha partiu por volta das 17h.  A chegada foi em frente à prefeitura, onde os participantes foram recepcionados pelo secretário municipal de Administração, Aníbal Filho. Muitos trajavam a cor símbolo da campanha.
O "Outubro Rosa" teve início no dia 1º do mês passado. De acordo com o secretário de Saúde de Granja, Raimundo "Pompe" Magalhães, durante a mobilização foram promovidas diversas atividades, como palestras para sensibilizar a comunidade sobre o tema e orientações sobre a importância do autoexame para detectar precocemente a doença e como evitar o aparecimento do câncer de colo uterino. A maioria das ações aconteceram nos postos de saúde do município.
Dados
O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de óbitos por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2014, 57.129 novos casos do câncer de mama foram registrados no Brasil.  Desse total, 38 mil mulheres morreram. Esta é uma das doenças mais frequente entre o público feminino, mas também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.
Para 2015 o INCA estima que sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil. No Ceará, esse número pode chegar a 1.900, conforme previsão do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
A Campanha
O “Outubro Rosa” é uma campanha internacional que surgiu nos Estados Unidos a partir de 1990 e atualmente é realizada em vários lugares do mundo. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame antes dos 35 anos e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.
Veja as imagens abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário