Face

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Brasil bate recorde histórico de mortes por dengue

O ano ainda nem acabou, mas o Brasil já bateu recorde de vítimas por dengue. Essa foi a conclusão do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O documento confirma 693 mortes pela doença. Esse é o número mais alto desde 1990, dado mais antigo disponível. O recorde anterior foi registrado em 2013, quando o total de óbitos chegou a 674.
As estatísticas do órgão levam em conta o período de 4 de janeiro até 29 de agosto deste ano, o que indica que o balanço ao final do ano poderá ser ainda maior. De acordo com o boletim, nos oito primeiros meses deste ano, houve 1,4 milhão de casos da doença dos quais 1.284 foram considerados como quadros graves.
Em 2015, o que se nota é um aumento significativo no número de óbitos. A diferença chega a 70%, uma vez que no mesmo período do ano passado 407 pessoas morreram por causa da dengue. Um dos fatores que contribuiu para subir as estatísticas do cenário nacional foi a epidemia em São Paulo. No Estado, mais de 667 mil pessoas foram infectadas pelo vírus.
Comparativo por Estado
Do total de brasileiros que morreram neste ano em função da dengue, 58% viviam em cidades paulistas, o equivalente a 403 óbitos. Em segundo lugar, aparece o Estado de Goiás com 67 mortes, seguido pelo Ceará com 50. Minas Gerais não ficou muito distante: foram contabilizados 47 óbitos no mesmo período.
De acordo com o boletim, apenas quatro estados não registraram nenhuma ocorrência fatal: Roraima, Acre, Sergipe e Santa Catarina.


Da Agência CNM, com informações do Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário