Face

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

AVC é a doença que mais mata no Ceará

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento
da doença, como a pressão alta
(Foto: Reprodução/Internet)
Apesar da redução do número de óbitos de 2014 em relação a 2013, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua sendo a doença que mais mata no Ceará. Em 2014, foram registrados 4.137 óbitos, menos que os 4.399 óbitos de 2013, segundo dados do Sistema de Informações sobre Saúde (SIM), do Ministério da Saúde. 
Nesta quinta-feira (29) é o Dia Mundial de Combate ao AVC. A data terá atividades em todo o Brasil e será a oportunidade do lançamento do aplicativo AVC Brasil, desenvolvido nacionalmente a partir do SOS AVC, criado no Ceará para permitir o pronto reconhecimento de pacientes com AVC e a comunicação imediata com o SAMU 192.
Característica
A principal característica do AVC é a manifestação súbita dos seguintes sintomas: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender, perda visual, particularmente se for só de um olho, tontura, vertigem ou dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça sem causa aparente.
Prevenção
Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC. 


Com informações do jornal O Estado e site minhavida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário