Face

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Detento da cadeia pública de Quixadá é internado com suspeita de meningite

Um preso da cadeia pública de Quixadá, no Sertão do Ceará, foi internado na noite desta terça-feira (23) com suspeita de meningite. Segundo o diretor do hospital municipal Eudásio Barroso, Josué Nazareno, o detento foi levado pra uma unidade de pronto atendimento (UPA) após apresentar os sintomas suspeitos de meningite.
A Secretaria de Saúde do Ceará informou que o detento foi encaminhado ainda na noite desta terça para o Hospital São José, em Fortaleza, onde permanece internado e vai fazer exames para confirmação oficial do diagnóstico.
O diretor do hospital municipal de Quixadá disse ainda que detentos, funcionários da cadeia,  e equipe médica da UPA receberam medicação de bloqueio da doença nesta quarta-feira (24). "Deslocamos uma equipe e já fizemos bloqueio em todas as celas do presídio. Apenas o preso que está internado possuía sintomas de meningite", afirmou Nazareno.
É o segundo registro de presos com meningite em presídios do Ceará neste ano. Em abril, a cadeia pública de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi interditada após um surto da doença entre os presos.
Outro caso
Ontem, 24, um paciente foi transferido de Choró para Quixadá com sintomas de meningite, o que causou muita preocupação. A Secretaria de Saúde de Quixadá não internou o paciente, mas o transferiu de forma imediata para o Hospital São José, em Fortaleza, onde há uma ala especializada neste tipo de ocorrência.
A identidade do paciente de Choró não foi divulgada, mas sabe-se que ele também estava detido e que chegou a Quixadá acompanhado por escolta policial. Caso o diagnóstico de meningite seja confirmado, as medidas de contenção da doença poderão ser reavaliadas e ampliadas.
Transmissão da doença
A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo. Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno. Os sintomas são febre, vômito, dor de cabeça e nuca endurecida
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Ela é causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, além de fungos e parasitos, em menor grau.


As informações são do portal G1/CEe monolitospost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário