Face

terça-feira, 2 de junho de 2015

Apenas 11 escolas públicas usam internet banda larga em Granja

Até março de 2015, apenas 11 escolas públicas, todas localizadas na área urbana de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, contavam com internet gratuita. Já no Estado, o serviço de banda larga atingiu 2.340 instituições de ensino, sendo 2.325 mil unidades urbanas e 15 em áreas rurais de municípios. A maioria pelas redes de terceira geração, 3G, da telefonia móvel. Os dados foram divulgados hoje, 02, e são do Ministério da Educação, da Anatel e da Telebrasil.
O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal e tem como objetivo levar a internet para todas as escolas públicas – municipais, estaduais e federais – urbanas do Brasil. Além de um incremento no ensino, o acesso à internet nesses locais proporciona a inclusão social de milhares de alunos – segundo o INEP, escolas públicas são responsáveis pela educação de 45 milhões de pessoas.
A gestão do programa é realizada em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
Compromissos
O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025. O atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço. 
A meta inicial do Programa Banda Larga nas Escolas era conectar 55 mil instituições de ensino. Este número foi expandido depois que mais escolas foram identificadas pelo censo escolar e passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios. 
Clique aqui e confira os dados referentes ao seu município.


Com informações do Portal Brasil e Telebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário