Face

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sérgio Aguiar destaca aumento na produção de energia eólica no Ceará

O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou, durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (23), o crescimento da capacidade instalada das usinas eólicas no Estado. De acordo com o parlamentar, nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,75%, passando de 1.242 MW para 1.302 MW. 
Assim, o Ceará é o segundo maior produtor de energia eólica no País. “O Estado ficou abaixo, apenas, do Rio Grande do Norte, onde foram gerados 1.909 MW”, salientou o parlamentar.
Segundo Sérgio Aguiar, a produção de energia eólica em todo o País cresceu 113% - entre março de 2014 e março de 2015 -, passando de 2.758 MW para 5.861 MW. Os dados levam em conta a produção de usinas em operação e em testes.  
Sergio Aguiar ressaltou que os dados prévios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram também que a geração de energia pelas usinas eólicas do País, em março deste ano, foi de 1.384 MW médios, o que representa um aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano passado. “Hoje, a matriz energética brasileira conta com 233 usinas eólicas em operação comercial, 121 a mais do que em 2014”, informou o deputado.
O Nordeste é responsável por 75% da produção das usinas eólicas brasileiras e foi onde houve maior aumento da capacidade instalada, de acordo com Sérgio Aguiar. “A região registrou 2.555 MW em capacidade (de produção), alcançando 4.453 MW instalados. Segundo a CCEE, o Brasil, ao lado de China, Alemanha e Estados Unidos, estão na lista dos países com maior capacidade instalada de energia eólica no ano passado”, comentou.
O deputado avaliou que o uso da energia eólica também poderá promover a melhoria da qualidade de vida da população, a partir do surgimento de novos empreendimentos que irão absorver mão de obra, gerando emprego e renda e propiciando o desenvolvimento do Estado.
Sérgio Aguiar também destacou o espírito público do governador Camilo Santana. Na avaliação dele, o chefe do Executivo está transformando a vida dos cearenses através do diálogo.
O deputado Odilon Aguiar (Pros), em aparte, informou que o Ceará foi pioneiro na instalação de uma planta de energia solar, em Tauá, demonstrando que o Estado está na vanguarda na produção de energias alternativas.
Odilon Aguiar disse ter sugerido ao secretário da Infraestrutura do Ceará, André Facó, a criação de um marco regulatório para a energia eólica. “A Bahia e Pernambuco estão conseguindo avançar mais por já terem o marco nos leilões de produção de energia eólica. Precisamos atrair novos investimentos”, defendeu.
O deputado Robério Monteiro (Pros) comentou que municípios como Itarema e Paracuru possuem excelentes condições para produção de energia a partir dos ventos. Por isso, receberão os maiores projetos de energia eólica, gerando 1.500 empregos. “Mas me preocupo com o desenvolvimento da região. Precisamos de mais projetos sociais para os municípios, a partir do incremento das receitas com a produção de energia”, considerou. 
As informações são da Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário