Face

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura de Granja realiza mutirão de limpeza e combate a dengue

A operação, segundo a programação, começa pelo distrito
de Adrianópolis (Foto: Meramente Ilustrativa)
A Prefeitura de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, inicia a partir desta terça-feira (28) um mutirão de limpeza e combate a dengue. A ação, intitulada "Dengue aqui não, juntos podemos combater", prossegue até o dia 3 de junho e percorrerá bairros da sede e distritos da zona rural do município.
A operação, segundo a programação, começa pelo distrito de Adrianópolis, seguindo no dia 29 para Estreito do Martins. No dia 5 de maio será a vez de Ibuguaçu e São José. No mutirão serão recolhidos apenas materiais que servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. A prefeitura recomenda que a população colabore e descarte o lixo somente no dia que a equipe for passar com o caminhão fazendo a coleta.
Oficialmente, Granja ainda não registrou nenhum caso da doença em 2015. Porém, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano apontou 1,80% de infestação, conforme informação do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti e é classificado estado satisfatório, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o percentual está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito. Acima de 1% à menos de 3,9%, o município é considerado como em estado de alerta. 
No Ceará, casos de dengue já foram notificados neste ano em 108 municípios. As maiores incidências foram em localidades de Arneiroz, Barbalha, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Ipu, Jucás, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Porteiras. Conforme a Sesa, o Interior do Ceará é responsável por 65% dos casos.
O número de novos casos de dengue chegou a 1.241 em uma semana no Ceará, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 24, pelo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O número de casos suspeitos em 2015 chega a 22.165.
Este ano, o Estado já confirmou cinco mortes em decorrência da doença.
Confira abaixo a programação divulgada pela Prefeitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário