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terça-feira, 25 de novembro de 2014

Granja registra crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, registrou uma taxa de crescimento de 50,67%, passando de 0,371 em 2000 para 0,559 em 2010. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (25) e são do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.
Segundo o Atlas, o hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 70,11% entre 2000 e 2010. Nesse período, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação (0,268), seguida por Longevidade e por Renda. 
Apesar do crescimento, Granja caiu seis posições em relação ao ranking de 2000 e ocupa o 183º lugar entre os 184 municípios do Ceará. Fica atrás apenas de Salitre, que tem IDHM 0,540. Em 1991, o município tinha o IDHM 0,250 e dividia o 155º lugar no Estado com Araripe, Hidrolândia e Carnaubal. Já no ano de 2000 passou a ocupar o 176º lugar, com IDHM 0,371.
No ranking nacional, Granja atualmente ocupa a 5066ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros.
População
Entre 2000 e 2010, a população de Granja cresceu a uma taxa média anual de 0,50%, enquanto no Brasil foi de 1,01%, no mesmo período. Nesta década, a taxa de urbanização do município passou de 48,24% para 49,18%. Em 2010 viviam, no município, 52.645 pessoas.
Longevidade e mortalidade
A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano de idade) no município passou de 53,2 por mil nascidos vivos, em 2000, para 21,7 por mil nascidos vivos, em 2010. Em 1991, a taxa era de 85,8. A esperança de vida ao nascer é o indicador utilizado para compor a dimensão Longevidade do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). No município, a esperança de vida ao nascer cresceu 7,1 anos na última década, passando de 64,6 anos, em 2000, para 71,7 anos, em 2010. Em 1991, era de 56,9 anos. 
Educação
Proporções de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do estado e compõe o IDHM Educação. No município, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 88,73%, em 2010. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 83,57%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 47,19%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 18,77%.
Em 2010, 80,88% da população de 6 a 17 anos do município estavam cursando o ensino básico regular com até dois anos de defasagem idade-série. Em 2000 eram 56,06% e, em 1991, 76,12%. Dos jovens adultos de 18 a 24 anos, 5,57% estavam cursando o ensino superior em 2010. Em 2000 eram 0,92% e, em 1991, 0,13%.
Entre 1991 e 2010, essas proporções aumentaram, respectivamente, em 70,49 pontos percentuais, 75,16 pontos percentuais, 43,53 pontos percentuais e 16,66 pontos percentuais. 
Renda
A renda per capita média de Granja cresceu 78,41% nas últimas duas décadas, passando de R$ 97,52, em 1991, para R$ 107,83, em 2000, e para R$ 173,99, em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 10,57%, entre 1991 e 2000, e 61,36%, entre 2000 e 2010. A proporção de pessoas pobres, ou seja, com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00 (a preços de agosto de 2010), passou de 83,37%, em 1991, para 79,46%, em 2000, e para 63,91%, em 2010. 
A evolução da desigualdade de renda nesses dois períodos pode ser descrita através do Índice de Gini, que passou de 0,52, em 1991, para 0,58, em 2000, e para 0,62, em 2010.  
Trabalho
Entre 2000 e 2010, a taxa de atividade da população de 18 anos ou mais (ou seja, o percentual dessa população que era economicamente ativa) passou de 62,02% em 2000 para 49,95% em 2010. Ao mesmo tempo, sua taxa de desocupação (ou seja, o percentual da população economicamente ativa que estava desocupada) passou de 6,64% em 2000 para 7,08% em 2010. 
Do Atlas 
O Atlas foi produzido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. O IDHM é um índice composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). O IDHM vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor.

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