Face

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cerca de 2 mil crianças já foram imunizadas contra a pólio em Granja

O município de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, já imunizou contra a paralisia infantil 50,53% do público alvo formado por 3.877 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 1.959 doses. Os dados estão no boletim atualizado nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Saúde.
A vacinação contra a poliomielite e o sarampo, lançada em Fortaleza no último dia 08 deste mês, continua em todos os municípios brasileiros até o dia 28 de novembro. No próximo sábado (22) acontece mais um dia "D" de mobilização. 
Além da vacina contra a paralisia infantil e da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estão disponíveis nos postos, entre elas a que imuniza contra a hepatite A, hepatite  B, rotavírus. Os pais devem ir aos postos levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas.
Em todo o Ceará devem ser imunizadas 573.429 crianças contra a paralisia infantil. Em relação ao  sarampo, como a vacinação foi antecipada por causa do surto da doença, o objetivo da campanha no Estado é  atualizar a caderneta de vacinação das crianças de um a cinco anos de idade incompletos.
O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.
Proteção para criança
A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. Em 2013, Granja atingiu cobertura de 97,15%, com imunização contra a poliomielite de 4.086 crianças. Nos anos anteriores, a cobertura chegou a 101,91% em 2011, com 4.808 crianças imunizadas, e 102,10% em 2012, com 4.817 doses aplicadas.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
Clique aqui e veja os dados da vacinação por município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário