Face

sábado, 1 de novembro de 2014

Centro Histórico de Sobral recebe obras de requalificação

A nova pavimentação trará benefícios, como a melhora estética  
no Centro(Foto: Luiz Queiroz)
O Projeto Novo Centro, desenvolvido em Sobral, na região Norte do Ceará, avança em sua nova etapa com as obras de substituição do asfalto por blocos de concreto nas ruas que fazem parte do Centro Histórico, tombado como Patrimônio Nacional, no ano de 2000. Os trabalhos de construção do meio fio e de preparação do solo em parte das ruas já permite a colocação dos blocos de concreto intertravado no entorno da Praça de Cuba.
A execução das obras está sendo feita em etapas, tendo início no entorno da Praça de Cuba. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano do Município (CTTU) estão no local orientando sobre as mudanças no trânsito na área.
De acordo com a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente do Município, Gizella Gomes, essa etapa está ocorrendo simultaneamente com a internalização da fiação, que já se encontra em estágio avançado, e a substituição dos passeios. "Hoje, a internalização da fiação aguarda as companhias como energia, telefonia e internet, para dar inicio à internalização, já que as obras estão concluídas por parte da Prefeitura", explica Gisela.
O conjunto das obras do Projeto Sobral Novo Centro inclui, dentre outras ações, a retificação das calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, e a padronização da sinalização e iluminação, retirando os atuais postes e tornando subterrânea toda a fiação elétrica, de telefonia e internet, em 27 hectares de área tombada.
"São várias intervenções sendo feitas simultaneamente e as ações envolvem a Coelce, Oi e empresas que utilizam fiação nos postes, que também serão retirados. O resultado final será um Centro mais bonito, agradável e seguro para todos os que lá trabalham e circulam", afirma Gizella.
Sobre os passeios e nova pavimentação, ela conta que estão sendo adequados para deficientes físicos, além dos blocos de concreto terem sido estudados a fim de aguentar grandes cargas. "Não há motivo para que a população tenha medo dessas nova pavimentação afundar com o peso dos automóveis de grande porte, pois todo o trabalho já foi estudado pensando nisso. Já nossos passeios estão sendo completamente recuperados, com sinalização e adequação para deficientes físicos". Ela explica também que a nova pavimentação trará benefícios, como a diminuição do calor irradiado pelo asfalto quente e, principalmente, a melhora estética no Centro. "A retirada do asfalta trará de volta o aspecto original das ruas, valorizando o espaço histórico do Centro de Sobral". A secretária explica também que a complexidade da obra traz transtornos temporários, por mexer na rotina de comerciantes e das pessoas que passam pela área central da cidade diariamente.
Por não atenderem às especificações técnicas de resistência e estética, os blocos de concreto utilizados pela construtora foram reprovados pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), que fiscaliza a obra. Após testes feitos em Fortaleza, o novo material foi aprovado para ser utilizado na pavimentação.
Atrasos
"O fato ocasionou um atraso no cronograma dos trabalhos, mas não a paralisação da obra, que segue normalmente e deve ser concluído em doze meses", explica Gizella Gomes. O Projeto Novo Centro é uma obra da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal.

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário