Face

sábado, 27 de setembro de 2014

Apreensão de drogas no Ceará cai 46% nos oito primeiros meses deste ano

Na noite da última quinta-feira (25) quase três quilos de 
cocaína foram apreendidos e um casal foi preso em
 flagrante (Foto: Mauri Melo)
O volume de apreensão de drogas no Ceará caiu 46% nos oito primeiros meses de 2014, numa comparação com o mesmo período de 2013. Entre janeiro e agosto últimos, 1.502,09 quilos de entorpecentes foram apreendidos pelas Polícias Militar e Civil do Estado. Já em 2013, o total de drogas recolhidas foi de 2.768,11 quilos. As drogas apreendidas incluem maconha, cocaína e também crack. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O mês em que se apreendeu o maior volume deste ano foi abril. Foram recolhidos 505,48 quilos de drogas. Já fevereiro figura como o mês em que a menor quantidade de drogas foi apreendida, com apenas 74,16 kg. Na Capital, a maior quantidade de drogas foi apreendida na Área de Segurança Integrada (AIS) 4, onde estão bairros como Cajazeiras, Cidade dos Funcionários, Aerolândia, Barroso, Jangurussu e Messejana. Na AIS-6, que responde pela orla de Fortaleza, apenas 4,29 kg de drogas foram recolhidos.
Uma das últimas apreensões feitas em Fortaleza foi na noite da última quinta-feira, 25, quando um casal foi preso em flagrante com quase três quilos de cocaína, na praça Gustavo Barroso (Praça do Liceu), no bairro Jacarecanga. A prisão foi efetuada por agentes da recém-inaugurada Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil, com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, após denúncia anônima.
Jorge Herbet Magalhães, 23, e Princia Mari Moura Monteiro, 20, foram flagrados quando faziam a entrega da cocaína. Hebert estava colocando o entorpecente no interior de um veículo que estava estacionado na praça, quando recebeu a voz de prisão. O receptor da droga não foi visto. Segundo o diretor adjunto da DCTD, Sérgio Pereira, é provável que o suspeito estivesse na praça, observando a entrega do “pacote”, quando percebeu a ação da Polícia e fugiu.
O delegado diz que a droga apreendida está avaliada em cerca de R$ 40 mil. Além disso, R$ 2.520 foram apreendidos com os acusados. A dupla foi presa em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, com aumento de pena, já que a droga estava sendo comercializada perto de uma instituição de ensino.
Sobre a queda na apreensão de drogas, Sérgio Pereira considera que a situação deverá ser revertida, já que agora a antiga Delegacia de Narcóticos (Denarc), hoje DCTD, conta com uma maior estrutura física e de pessoal para atuar na repressão. “Na medida em que a gente apreende drogas e divulga a ação, a população se sente mais à vontade para denunciar. Também temos investigações em andamento com a Polícia de outros estados. As expectativas são as melhores”.
Apreensão por AIS
Dentre as 18 AISs nas quais o Estado está dividido, a área 10 efetuou o maior volume de apreensão. Na região que concentra os municípios de Aracati, Russas, Jaguaribe, Nova Jaguaribara, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, foram recolhidos 395,29 quilos de drogas. Já na AIS-18, que concentra um dos menores índices de homicídios do Estado, apenas 3,83 quilos de entorpecentes foram apreendidos. A delimitação da área compreende as cidades de Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz, Aiuaba, Catariana, Mombaça e Piquet Carneiro.
Saiba mais
Confira os meses em que se apreendeu o maior e menor volume de drogas no Ceará em 2013 e 2014:

Maconha
2013: Em abril, foram apreendidos 919,66 kg. Já em maio, apenas 28,51 kg da droga foram recolhidos.
2014: Em abril, foram apreendidos 266,59 kg. Já em fevereiro, somente 25,85 kg foram recolhidos.
Cocaína
2013: Em julho, 32,93 kg foram apreendidos. No mês anterior, junho, foram 5,05 kg.
2014: Em abril, 231,10 kg foram apreendidos. No mês seguinte, maio, somente 6,58 kg foram recolhidos.
Crack
2013: Em maio, a apreensão foi de 27,81 kg. Já em janeiro, foram recolhidos 3,7 kg.
2014: Em julho, apreensão foi de 18,49 kg. Já em junho, foram recolhidos 6,87 kg.
Com informações do O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário