Face

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Moradores convivem com água de cor branca em Bela Cruz

Nem mesmo com a distribuição de cisternas feitas pelo governo 
        diminuiu as dificuldades (Foto:Reprodução/Internet)
Moradores de Bela Cruz, a 245 Km de Fortaleza, sofrem há meses com a falta de água. Para aliviar o problema alguns agricultores cavam poços. No entanto, a água aparece com uma cor branca que não serve para o consumo.
Uma das medidas tomadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para tentar amenizar o problema foi a distribuição de cisternas de polietileno . Foram entregues mais de 600 cisternas em Bela Cruz, em junho deste ano. Mas, segundo os moradores, nem mesmo com a distribuição de cisternas feitas pelo governo diminuiu as dificuldades.
Falta de carro pipa
A localidade de Lagoa do Mato na Zona Rural do município cerca de 10 quilômetros do centro do município foi uma das áreas beneficiadas. Mas, a instalação dela não foi concluída. “Na verdade ela foi instalada depois que passou a chuva. Então, não resolveu o nosso problema. Lembro que não há carro pipa para gente”, diz o morador Francisco das Chagas Silveira.
Conforme a população, o carro pipa deixa água em uma caixa pequena para cerca de 30 famílias da região. O problema é que o abastecimento é feito apenas uma vez por semana. De acordo com os moradores, a quantidade colocada não suficiente para beber, tão pouco para manter as atividades domésticas diárias.
Os moradores da área acreditam que para resolver o problema da falta d'água de vez, a solução é a construção de poço profundo. “Ia ser uma boa ideia, pois com o poço profundo ia abastecer toda região”, conta o agricultor Caetano Araújo.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado diz que estão sendo construídos poços profundos por todo o Ceará mas não tem previsão de quando a obra vai ser feita em Bela Cruz.

Com informações do portal G1/Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário