![]() |
Acervo do Memorial conta obras de arte do artista plástico Descartes Gadelha e do viçosense Ernane Pereira (Fotos: Honório Barbosa) |
Incentivos do Ministério da Cultura e iniciativas locais contribuem para melhor movimentação,crescimento no número de visitas e inovações em exposições e programas permanentes em museus nas cidades do Interior.Um exemplo é o Memorial Padre Antônio Vieira,situado na cidade de Viçosa do Ceará,que vem ajudando a preservar a memória religiosa local.
Desde a fundação,em 7 de setembro de 2012,o Memorial Padre Antônio Vieira, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Assunção,vem se dedicando ao trabalho de identificação,documentação,proteção,preservação e divulgação dos bens culturais de uma rara coleção que desperta a atenção de pesquisadores e admiradores do Brasil.Em maio,o equipamento realizou uma série de eventos culturais para celebrar a 12ª Semana Nacional dos Museus.
Sob a guarda do Memorial,há coleções de indumentárias,imagens barrocas,obras de arte,objetos litúrgicos,de procissão e um rico mobiliário.Tendo em vista a enorme dimensão deste patrimônio cultural,o memorial assume o desafio de levar aos visitantes,universitários e turistas significados e reflexões acerca da diversidade do acervo cultural e das artes sacras da região.
"O nosso esforço é para a valorização e a preservação desse acervo histórico e cultural de caráter sacro",frisa a curadora do Memorial Padre Antônio Vieira,Tereza Cristina Mapurunga de Miranda Magalhães.Este é o primeiro ano em que o Memorial promoveu eventos dentro da Semana dos Museus.
Acervo
Como ponto de partida,o visitante encontra uma exposição permanente,com castiçais,oratórios,imagens de santos,obras de arte do artista plástico Descartes Gadelha e do viçosense Ernane Pereira,e ex-votos,compondo o cenário de um museu sacro.
O memorialista e pesquisador Gilton Barreto,presidente do Instituto Literário Viçosense,destaca a importância do evento para a divulgação do Memorial.Neste ano,o tema foi "Museus,coleções criam conexões" e a "Importância do Memorial Padre Antônio Vieira no contexto patrimonial,histórico e cultural".
![]() |
Durante a Semana Nacional dos Museus,o Memorial promoveu extensa programação cultural,que incluia apresentações de grupos musicais e exposições |
Evento
A 12ª Semana de Museus foi aberta pela curadora do Memorial,Tereza Cristina Mapurunga de Miranda Magalhães e pelo presidente do Instituto Literário Viçosense,Gilton Barreto.Houve apresentação da Banda de Música Major Xavier Torres,da Polícia Militar do Estado do Ceará,que executou músicas clássicas, dobrados e MPB.
A programação incluiu a apresentação da Banda Frisson,que trouxe em seu repertório músicas das décadas de 1980 e 1990,mostrando aos jovens presentes os valores musicais de gerações anteriores às suas.
A Banda Santa Cecília,da cidade de Granja,fez apresentação na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção,uma das mais antigas do Estado Ceará,tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O templo religioso possui,na capela-mor,a mais importante obra barroca do Estado do Ceará,que são as doze telas representando as Virtudes Teologais,as Virtudes Cardeais e os cinco Sentidos Humanos.O público conheceu a importância do conjunto artístico plástico e mostrou-se emocionado com a exposição.
Houve ainda a exibição do filme "A Palavra e a Utopia",português,dirigido no ano de 2000 e que tem no elenco o ator Lima Duarte,que aborda a trajetória de vida do Padre Antônio Vieira,o grande orador sacro da língua portuguesa,além de uma exposição permanente.
O programa inclui relançamento dos livros "Irmandade do Santíssimo Sacramento de Viçosa do Ceará - 150 anos de Fé,Testemunho e Adoração (de 1862 a 1914",em seu 1º volume,e de "Cem Anos de Bênçãos do Sagrado Coração de Jesus - Centenário do Apostolado da Oração de Viçosa do Ceará",organizado pela curadora do Memorial,Tereza Cristina Mapurunga de Miranda Magalhães.
Presença
Durante a programação houve visitas guiadas ao Memorial Padre Antônio Vieira, com palestra proferida pelo memorialista Gilton Barreto a um grupo de 40 alunos do curso de Turismo.
As bandas Nova Geração com Cristo,Elevação Sonora e o Coral Cantores de Deus - Vambira fizeram apresentações e no repertório houve resgate de antigas cantigas de rodas.
O encerramento do evento foi com a com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Tianguá,regida pelo maestro Ângelo Mota,com belíssima apresentação na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
Mais informações
Paróquia de Nossa Senhora da Assunção
Viçosa do Ceará
Praça Clóvis Beviláqua,589
Com informações do Diario do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário