![]() |
| Políticos que aderirem à novidade ficam expostos às criticas,
sugestões e comentários dos usuários sobre sua atuação
(Foto:Divulgação)
|
Uma nova rede social,criada no Ceará,pretende acompanhar,criticar,sugerir e trocar ideias sobre os mandatos dos parlamentares no Brasil.A rede social “Eu Participo” entrou no ar no último dia 23 de agosto e já conta com a participação de vários internautas.
Os políticos que aderirem à novidade ficam expostos às criticas,sugestões e comentários dos usuários sobre sua atuação.Todas as postagens relacionadas aos parlamentares entram automaticamente nos perfis deles.
De acordo com o sociólogo Marcelo Castro,idealizador da página,o objetivo é disseminar o conceito de participação dos cidadãos na vida política.“A etapa que está no ar é a primeira das nove que desenhamos.É um projeto grande.Queremos transformar o cidadão em um ‘parlamentar virtual”,explica.
Outra inovação da rede “Eu participo” é a possibilidade de o internauta sugerir temas para pronunciamentos,audiências públicas,requerimentos e proposições legislativas.Cada usuário não-político cadastra o perfil na categoria cidadão e pode,a partir daí,escolher um vereador,um deputado estadual,um federal e um senador para se “aliar” na rede.
Apesar da limitação da aliança a um único parlamentar em cada nível de poder,os usuários têm livre acesso às páginas de todos os parlamentares cadastrados no site.Segundo Marcelo Castro,o intuito é criar um mecanismo moderno e de fácil acesso para o acompanhamento e participação popular nos mandatos parlamentares.
“Com a ajuda da rede social,o cidadão poderá controlar e acompanhar o político com quem ele simpatiza ou que votou,por exemplo.Além de poder propor leis e ainda debater e amadurecer a ideia junto com o parlamentar”,acrescenta.
Quem participa
Os cidadãos e os políticos fazem o cadastro na rede de forma diferente.Cada perfil tem funcionalidades distintas.“Eles se cadastram de forma voluntária,mas o perfil do político é de um tipo e o do cidadão é de outro”,esclarece Castro.
Os vereadores Capitão Wagner,Toinha Rocha,Deodato Ramalho,Acrísio Sena,Mailton Nocrato e Guilherme Sampaio e o deputado estadual Dedé Teixeira já participam da rede social.
Segundo o idealizador da página,a meta é que a versão completa da rede “Eu Participo” seja apresentada ao Brasil e colocada no ar no dia 7 de julho de 2014. “Vamos somar as energias e as ideias para juntos darmos condições objetivas para o surgimento de um novo sistema político no Brasil: a democracia direta”,finaliza.
Comente,compartilhe a matéria ou curta a página do Folha Granjense no Facebook para receber nossas atualizações
Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:
Postar um comentário