Face

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Presidente e tesoureiro da Câmara de Juazeiro do Norte são afastados

O caso tem como principal alvo o parlamentar Antônio de
     Lunga,que não frequenta mais as sessões da Câmara
    (Foto:Reprodução/Internet)
Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte,Antônio de Lunga (PSC),e tesoureiro da Casa, Ronaldo Gomes de Lira,tiveram as funções de vereador suspensas nesta terça-feira (10) pela juíza Ana Raquel Colares dos Santos Linard,da 1ª Vara Criminal da cidade.Os dois estão impedidos de exercer o mandato até o fim da instrução criminal.
O vice-presidente da Câmara,Darlan Lôbo (PMDB),foi surpreendido durante sessão nesta terça-feira com a determinação judicial para assumir a direção da Casa.Segundo o parlamentar,a própria câmara dos vereadores aprovou a criação de uma comissão processante para também investigar o caso.

A ação movida pelo Ministério Público estadual (MP-CE) tramita em segredo de justiça para garantir o bom andamento das investigações.Após denúncia feita pelo vereador Danty Benedito (PTN) em agosto,a Polícia Civil e o MP iniciaram as investigações sobre a compra exagerada de produtos de limpeza realizados para a Casa.
O caso que ficou conhecido como Farra do sabão” tem como principal alvo o parlamentar Antônio de Lunga,que desde o início das investigações não frequenta as sessões da Câmara.
No processo consta que de março a junho deste ano,a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte,a 535 km de Fortaleza,comprou 4,2 mil vassouras,2,5 toneladas de sabão,33 mil unidades de palha de aço e 312 unidades de óleo de peroba, entre outros itens.O material seria usado para fazer a limpeza do prédio do Poder Legislativo.Ainda foi detectado que parte dos produtos está fora do prazo de validade.
Para averiguar as irregularidades,o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realizou inspeção especial nas contas de 2013 da Câmara de Juazeiro do Norte.O objetivo foi fiscalizar as despesas realizadas já na atual gestão,principalmente as relacionadas à compra considerada excessiva de materiais de limpeza,de expediente e alimentos.
No final de agosto,a Polícia Civil realizou a Operação Faxina” em Juazeiro,onde foram apreendidos computadores e documentos relativos à aquisição do material sob suspeita.
 

 
 Comente,compartilhe a matéria ou curta a página do Folha Granjense no Facebook para receber nossas atualizações
 
 

 
Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário