Face

sábado, 17 de agosto de 2013

Vacina contra a dengue já pode ser testada em humanos

Segundo o Instituto Butantan,a vacina protege contra os  quatro  tipos de vírus da dengue
   (Foto
:Reprodução/TV Globo)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou nesta sexta-feira(16) o início de testes em seres humanos brasileiros de uma vacina contra a dengue.A expectativa dos pesquisadores do Brasil é que ela esteja disponível para a população daqui a cinco anos.
Há oito anos,o Instituto Butantan está desenvolvendo a vacina contra a dengue em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano.Ela já foi testada em animais e em seres humanos nos Estados Unidos. 
Trezentos voluntários vão receber a vacina experimental em São Paulo e em Ribeirão Preto,no interior paulista - a cidade vem registrando muitos casos da doença nos últimos anos.Um grupo vai tomar duas doses,com intervalo de seis meses.O outro,apenas uma dose.Os voluntários serão acompanhados por equipes médicas que já estão sendo treinadas.


Segundo o diretor do Instituto Butantan,os testes feitos até aqui já mostraram que a vacina não provocou efeitos tóxicos nas pessoas.
“Ela induz um anticorpo e esse este inibe o vírus,ou seja,funciona muito bem.Existe uma corrida cientifica mundial buscando uma vacina pra dengue e tem 2,5 bilhões de populações em risco”,apontou Jorge Kalil diretor Instituto.
A expectativa é de ter os primeiros resultados até 2015.E,aí,começar a última fase de teste,em vários lugares do Brasil,e incluindo crianças e adolescentes.
“Incluiremos um número muito grande de voluntários,que é justamente pra obter dados que permitam solicitar o registro da vacina.Pra essa vacina,em particular,a expectativa de dar errado é muito pequena”,ressaltou Alexsander Precioso,pesquisador Instituto Butantan.
Segundo o Instituto Butantan,a vacina protege contra os quatro tipos de vírus da dengue.

 Comente,compartilhe a matéria ou curta a página do Folha Granjense no Facebook para receber nossas atualizações



G1.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário