Face

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Começa em Ubajara mobilização para o Festival do Maracujá

A produção do maracujá na Serra da Ibiapaba é uma das principais
atividades econômica(Foto: Jéssyca Rodrigues/DN)
A cidade de Ubajara se prepara para receber a sexta edição do Festival Floração do Maracujá que irá ocorrer nos dias 26,27 e 28 de setembro.Até lá,cursos e palestras abertos ao público fazem parte da programação da Serra da Ibiapaba. 
Consolidado na região da Ibiapaba,o Festival toma dimensões maiores.Neste ano,terá sua realização em dois espaços,com a Feira de Expositores e o espaço para apresentações culturais e shows.De acordo com o idealizador do evento,Glauber Augusto Lira Sousa,ano passado foram contabilizadas oito mil pessoas por dia.Para este ano,as expectativa é desse número ser superado. "Este evento promete juntar a alegria do povo ubajarense e ibiapabano com as suas mais variadas manifestações culturais,principalmente a integração com nossos visitantes".
De acordo com ele,jovens e adultos vão vivenciar a cultura da região através da música,da dança,do artesanato,da fotografia,da gastronomia,do humor,da moda e dos costumes.Serão mais de 20 apresentações,dentre elas shows estaduais,regionais e shows locais,com grupos de dança,concurso da Rainha e Princesa do Maracujá,Flor mirim do Maracujá,apresentações de bandas das cidades locais e de renome no Nordeste,oficinas,palestras e cursos.Festas como Marafoia,Maracushow e Marajoada são responsáveis pelo lançamento e promoção do evento.O encerramento das Férias,dentre outras,também será realizada.Tudo para reunir,incentivar e chamar a atenção de todos os interessados ao evento.
Os cursos abordarão doces,salgados e drinks da culinária do maracujá e artes e esculturas em frutas e legumes.Além deles,acontecerão palestras sobre motivação,mobilidade urbana e capacitação técnica.
Nas atrações culturais com show está o DJ Abadia,Banda Forró Misturado,Sargento Pimenta,Ricardo Maia e Holy Joe na programação gratuita.Já na programação paga,estão a Banda Hereditários,Afoxé,Forró da Diretoria e Joãozinho e Banda Se7e.Para estes,a taxa é única e custa R$ 20,00.
Haverá também um passeio de motociclistas interestaduais no dia 28,além do concurso de rainha e princesa do Festival.A Ceart também estará presente,com uma loja nos três dias de evento.
Glauber destaca que o Festival é importante pois se estima que mais de 1.300 famílias cultivem o maracujazeiro na Serra da Ibiapaba,com uma área produtiva estimada de 4.400 hectares,gerando quase 11 mil empregos diretos,representando 82,3% de todo o maracujá do Ceará."Esses são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2009",ressalvou.
O evento também movimentará o turismo local,já que é consagrado como um dos maiores eventos culturais da Serra da Ibiapaba."Além de oferecer oportunidades de negócios e geração de empregos",afirmou.
Em continuidade às ações de sustentabilidade aplicadas no último Festival,o evento juntamente com a empresa Pureatmospherebrasil coordenarão o Plano de Ações de Sustentabilidade no qual irá ser calculado a Pegada Carbônica,com concessão da certificação ZeroCarbon.Também será apresentado o novo produto da empresa Pureatmospherebrasil,chamado "Uma Floresta em Sua Mão".
 Comente,compartilhe a matéria ou curta a página do Folha Granjense no Facebook para receber nossas atualizações


Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário