Face

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sobral aguarda novos leitos de UTI pediátrica

Hospital Regional Norte deve trazer mais dez leitos de UTI pediátricos
A Zona Norte do Ceará permanece sem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrico. Inaugurada oficialmente na Santa Casa de Misericórdia de Sobral em abril de 2011,pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha,os dez leitos disponíveis nunca funcionaram.
Segundo informou,ontem(11),a assessoria de imprensa do hospital,apenas segunda-feira(14),o equipamento passará a funcionar.
Após o falecimento da criança Isabela Gomes,de dois anos em novembro do ano passado,a família iniciou o manifesto UTI Pediátrica de Sobral Já!,que ganhou força na internet por meio de redes sociais.
A movimento online desencadeado pelo tio da menina,Fabrício Gomes,alcançou 3750 assinaturas.Segundo Fabrício,a petição foi encerrada dia 4 de janeiro e juntou assinaturas de diversos países."Recebemos assinaturas dos Estados Unidos,Portugal,França,Bulgária,Venezuela e diversos outros. Provavelmente de brasileiros que moram no exterior e viram pelas redes sociais a nossa luta.Imprimimos a lista e entregamos na tarde de ontem para a Secretaria de Saúde do município". 
Complicações
 Isabela faleceu após complicações em uma cirurgia de remoção das amídalas e a tentativa de transferência para um leito de UTI Pediátrica em um hospital de Fortaleza.De acordo com o pai de Isabela,Daniel Gomes,foi apenas quando precisou do serviço que descobriu o fato da UTI existir e não funcionar.
"Minha família não sabia da existência dessa UTI em Sobral,assim como muitas pessoas.Foi apenas quando minha filha precisou que nos foi dada a notícia de que o equipamento existia,porém,não funcionava por falta de verba",afirmou.
Conforme a Secretaria de Saúde do Município,o valor repassado para o funcionamento era insuficiente para que o mesmo funcionasse.No posicionamento oficial,a então secretária de Saúde,Monica Sousa,apontou que apesar da inauguração em abril,apenas em agosto de 2011 os leitos foram reconhecidos e cadastrados pelo Ministério da Saúde,que definiu o valor de R$478,00 diários para a manutenção individual.Entretanto,ela explicou que o valor ideal seria de pelo menos R$ 800,00.
Na campanha pelo funcionamento da UTI foram confeccionados 65 adesivos completos para vidros traseiros de carro,500 adesivos menores e 200 adesivos para motos,além de cinco mil panfletos com dados sobre valores repassados e contas públicas tirados do Portal da Transparência.A campanha foi coordenada pelo publicitário Marcelo Viana,amigo da família,que se tornou um voluntário para poder ajudar a causa,que considera das mais solidárias. 
Contribuição
 "Vi nessa campanha a oportunidade de contribuir como sobralense em uma causa onde o povo pede o que lhe é de direito.A UTI Pediátrica Já! atingiu a sociedade sobralense e ela se movimentou,utilizando principalmente as redes sociais como meio de divulgação e sensibilização".
Em 21 de dezembro,a Santa Casa anunciou,por meio de sua assessoria,que os leitos passarão a funcionar a partir de 14 de janeiro de 2013.
De acordo com a nota,a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,em 11 de dezembro de 2012,com a presença da administração da Santa Casa e representantes da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Sobral.
Assim, foram assegurados recursos complementares aos repassados pelo Fundo Municipal de Saúde,oriundos do Ministério da Saúde,e que já são destinados ao custeio mensal das Unidades de Terapia Intensiva.
Em contato com a assessoria na manhã de ontem,foi confirmado o funcionamento e que toda a equipe de profissionais já foi mobilizada para o total funcionamento.
Ainda segundo o hospital,existem,desde 2005,quatro leitos equipados na Alta Complexidade da Emergência Pediátrica da Santa Casa de Sobral voltados para atendimento e estabilização de crianças graves.
Com a inauguração marcada para o dia 18 de janeiro,às 19horas,o Hospital Regional Norte deve trazer mais dez leitos de UTI pediátricos,totalizando 20 para a região.A Santa Casa conta hoje com 19 leitos de UTI adultos,dez pediátricos e dez neonatais.No Hospital do Coração,são 24 leitos de UTI cardíacas para atender os 66 municípios da Zona Norte. 




 Reproduzida do Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário