Face

sábado, 3 de novembro de 2012

Granja completa 158 anos de emancipação em meio a uma crise politico-administrativa


Barragem Lima Brandão,na Sede do Município
O município de Granja está completando 158 anos de emancipação política administrativa neste sábado (03). Diferentemente de anos anteriores, a prefeitura sequer deu sinais de que promoveria algo para a população comemorar a data. 
Talvéz isso seja reflexo da crise administrativa que vive o município, visto que em abril último o ex-prefeito Esmerino Arruda renunciou ao cargo e posteriormente o atual prefeito Hélio Fontenele Magalhães (PSD) foi afastado pela Justiça, devido denúncia que foi feita pelo Ministério Público e aceita pela juíza Candice Arruda Vasconcelos, por suspeita de fraude de licitações e desvio de dinheiro público.

Recentemente Hélio Fontenele tentou a reeleição mas concorreu com a candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Romeu Aldigueri foi o eleito pela população.
Igreja Matriz São José















Ainda em face a essa crise politico-administrativa, mais recentemente, entre os dias 24 e 26 de outubro, a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), esteve investigando a prefeitura de Granja dentro da chamada "Operação Desmonte".
Antiga cadeia pública
O relatório desta investigação deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (05), a partir das 14hs, durante reunião que acontece no auditório da Procuradoria Geral de Justiça,em Fortaleza. Mas, afora essa crise que vive no momento, o município é composto por pessoas hospitaleiras e belezas naturais. Na Sede do município o visitante encontra a Ponte dos Ingleses e a Barragem Lima Brandão, construidos no ano de 1806. O local é muito frequentado nos finais de semana devido o banho às margens do rio Coreaú. Nos distritos os pontos turísticos são encontrados nos Distritos de Parazinho, Santa Terezinha, Timonha, Adrianópoles e Ubatuba.
Estádio Mitotônio por dentro, quando de sua inauguração em 2001
No esporte, Granja teve como destaque maior o falecido atleta Mitotônio, que dá nome ao estádio local. Ele foi considerado um dos maiores ponta esquerda do futebol cearense. Faleceu em 1951, aos 35 anos, após comer uma panelada. Atualmente o destaque está sendo o também jogador de futebol Tiago Granja, de 24 anos. Ele já foi campeão brasileiro pelo Guarany de Sobral em 2010, que disputou a 4a divisão. Em 2011 Tiago foi escolhido pela crônica esportiva cearense como o melhor lateral direito do estado. Atualmente Tiago Granja é atleta do Fortaleza E.C e está disputando com sucesso a 3a divisão do Brasileiro, com grandes possibilidades de novamente ser campeão brasileiro por esta equipe.
Nas artes destacam-se Livio Barreto, um dos fundadores da Padaria Espiritual, autor do livro Dolentes e patrono da cadeira 24 da Academia Cearense de Letras, e Padre Osvaldo Chaves, autor do livro Exíguas.
 História
O município de Granja foi criado em 1776, sendo a sede elevada à categoria de cidade em 1854. O povoamento do município de Granja, antigamente chamado Macaboqueira e Santa Cruz do Coreaú, foi dos mais antigos que se procedeu na Capitania do Ceará Grande. Várias tribos habitavam a vasta região beneficiadas pelas ribeiras férteis do rio Coreaú. Nos ídos de 1702, Miguel Machado e seu irmão, receberam, datado de 3 de agosto daquele ano, no Recife, uma doação de cinco léguas de terras com uma de largo na margem oriental do Rio Coreaú, medindo-as o desembargador Cristovão Soares Reimão. Figuram como primeiros colonizadores desta região Portugueses e Baianos que às voltas com os indígenas localizaram-se à margem do rio Coreaú, onde hoje erguida está a cidade de Granja. A povoação que se chamou também Ribeira do Coreaú, foi elevada à categoria de vila por alvará de 27 de junho de 1776, com a denominação de Granja. Como fatos marcantes que enriquecem a história de Granja destacam-se a inauguração da ferrovia aos 15 de janeiro de 1881 e em agosto de 1889 a visita que fez à cidade Conde D`Eu, neto do Rei da França.
Fonte de pesquisa e fotos : internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário