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sexta-feira, 7 de julho de 2017

DER licitará obra da Perimetral de Sobral

A obra da segunda etapa da avenida Perimetral de Sobral, cidade no Norte do Ceará,  será licitada no segundo semestre deste ano. O Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), será responsável pela via, que terá 11,3 quilômetros, com uma pista de sete metros e acostamentos. 
A obra deverá ter um custo de aproximadamente R$ 32,5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que, depois de iniciados, os trabalhos sejam concluídos em 18 meses. 
A nova via facilitará o transporte rodoviário de carga das fábricas localizadas em Sobral e entorno; dará mais segurança ao transporte coletivo e individual a equipamentos regionais, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Vale do Acaraú; e aumentará a fluidez do trânsito na região central da cidade. Quando concluído, o trecho interligará seis rodovias localizadas entre as estradas que ligam Sobral a Meruoca e Sobral a Santana do Acaraú. A obra projeta ainda atender à demanda gerada pelo aterro sanitário, que atenderá 14 municípios, e ao futuro aeroporto regional.
A Secretaria das Cidades já deu início à implantação de um trecho da Avenida Perimetral de Sobral. A obra em andamento possui uma extensão de 6,62 km, que começa na intersecção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a BR-222, depois do acesso ao distrito de Jordão. A intervenção possui investimentos de cerca de R$ 12 milhões, com previsão de entrega até março de 2018.
Autorização para o licenciamento 
Ontem (6), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o projeto da segunda etapa da Perimetral, por unanimidade. A aprovação foi o último passo exigido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para emitir a licença prévia da obra.
De acordo com o estudo de impacto ambiental apresentado aos conselheiros do Coema, a construção da Perimetral trará 53,6% de impactos positivos, sendo a maior parte de média intensidade. Quatro comunidades serão beneficiadas diretamente com a estrada. Consequências adversas como a perda de cobertura vegetal (caatinga arbustiva e carnaúbas) serão mitigadas. Não há o registro de animais em extinção na área da obra. As comunidades indígena e quilombola mais próximas ficam a 70 e a 22 quilômetros, respectivamente. 


As informações são da Assessoria de Comunicação do DER

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