Face

terça-feira, 18 de abril de 2017

Granja perde seu Mestre da Cultura Popular

Em 2006, João Mocó se tornou um dos 12 mestres da tradição
cearense (Foto: Reprodução Internet)
Faleceu  na noite de ontem (17), no leito de um hospital de Sobral, aos 86 anos, João Evangelista dos Santos, ou simplesmente Mestre João Mocó, como era conhecido. O enterro foi no final da tarde desta terça-feira (18), no Cemitério Municipal São João Batista, em Granja, no Litoral Oeste do Ceará, após o corpo ser velado em uma funerária no centro da cidade.
Durante o sepultamento foram feitas diversas homenagens. O caixão foi colocado no túmulo sob uma salva de palmas e ao som de um autêntico pé-de-serra, tocado por músicos locais.
De acordo com amigos próximos da família, João Mocó já vinha tendo complicações de saúde há alguns anos, que se agravaram nos últimos dias.  A morte dele também foi lamentada através das redes sociais por admiradores e pela Associação dos Artistas Granjenses (ArtGran), que emitiu uma nota de pesar. "Ficam nosso lamento, nossa gratidão e o compromisso de seguir contribuindo para a preservação das tradicionais expressões culturais granjenses, como tão bem nos ensinou o mestre", diz parte do texto.
A Prefeitura de Granja, também por meio de nota divulgada em sua fan page, decretou luto oficial por três dias. Na publicação, a administração municipal lembra que "Mestre João Mocó foi um grande amante do Folclore, participando de várias manifestações, preservando umas, criando outras".
Nascido e morador do bairro da Lagoa, João Mocó iniciou aos 14 anos sua participação em grupo de dança de bumba-meu-boi. Desde 1970, é o primeiro mestre do grupo reconhecido pela sua dedicação e zelo, sendo responsável, inclusive, pelo repasse e preservação desta manifestação artística em sua região.
Em 2006, ele se tornou um dos 12 mestres da cultura e da tradição cearense e foi contemplado com benefício aprovado via edital Tesouros Vivos, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Já no ano passado, recebeu da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a outorga do título de Notório Saber. 
Além do bumba-meu-boi, João Mocó era um especialista no Leruá, Marujo e outras tradições culturais do município.
João Mocó (de verde) conversando com "caretas" do bumba-meu-boi durante evento em 2014 na zona rural de Granja (Foto: Lira Dutra)

Texto alterado às 0h21 para citar nota da Prefeitura de Granja

Um comentário: