Face

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Governo do Estado inaugura escola de Ensino Médio em Pacajus

Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará
O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (26), a Escola de Ensino Médio Dione Maria Bezerra Pessoa, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Educação, Idilvan Alencar. 
Com a nova estrutura, estudantes e profissionais terão um espaço adequado para o ensino e a aprendizagem. São oito salas de aula com capacidade para atender até 1.080 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite), laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, salas para o Grêmio Estudantil e de vídeo, além da biblioteca. Para incentivar a cultura e o esporte, o prédio contará ainda com anfiteatro e o Ginásio Poliesportivo Luiz Gonzaga de Menezes. Para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino, foram investidos R$ 4,4 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.
"Estamos aqui entregando um equipamento que eu considero o mais importante para qualquer gestão, que é o investimento em educação. Investimos quase R$ 4,5 milhões em parceria com o Governo Federal. É uma escola que não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. E é isso que o Ceará tem procurado fazer, dar uma demonstração de que através de políticas públicas continuadas, de parcerias com os municípios, com professores, pais, a gente pode sim construir resultados importantes que o Ceará tem divulgado para o Brasil inteiro. O Ceará tem sido destaque no Ensino Fundamental, com as melhores escolas do país, tem tido resultados importantes no Enem e é destaque com o número de escolas profissionalizantes. Agora nós estamos ampliando a educação com a escola de tempo integral", disse o governador Camilo Santana.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A nova unidade ofertará também, no turno da noite, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. A ação é destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam para concluir o ensino médio, visando a uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Com a medida, os educandos terão a possibilidade de obter duas certificações: nível médio e qualificação profissional. A proposta foi iniciada em 2016 nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, 9 e 16 e começa a ser ampliada em 2017.
Escola de Tempo Integral
Atualmente, no Ceará, 448 mil estudantes estão matriculados em 710 escolas de Ensino Médio regular, dos quais 187 são de tempo integral. Com isso, o Estado tem uma escola em tempo integral para cada quatro escolas da rede pública estadual.
"Não tínhamos nenhuma escola de Ensino Médio de tempo integral. Em 2015 começamos com as primeiras 26 e agora já são 71 e vamos continuar ampliando porque acho que é o grande futuro, é uma forma de garantir oportunidades para o nosso jovem, de proteger o nosso jovem. Às vezes a gente fala tanto em violência e segurança, e nós precisamos trabalhar a questão da prevenção. Não há nada mais importante que garantir que o nosso jovem possa passar o dia na escola, com a oportunidade de fazer um curso profissionalizante, de informática, de línguas, de praticar esporte, de fazer teatro. E é isso que estamos construindo para os jovens cearenses", concluiu o governador.

Com informações do Núcleo de Comunicação do Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário