quinta-feira, 26 de maio de 2016

Após fuga em presídios, escolas e comércios fecham as portas em Itaitinga

Foto: Reprodução/TV Jangadeiro
Os moradores do município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, tiveram a rotina alterada após fuga registrada no Centro de Execução Penal e Integração Social, conhecido como Centro de Privação Provisória de Liberdade (CPPL 5). Escolas e comércios fecharam as portas, na tarde desta quarta-feira (25), em razão do medo e insegurança na região.
Informações de que homens estariam invadindo as casas para roubar roupas e alimentos assustaram quem vive no município cercado por unidades prisionais. “Um familiar meu teve a casa invadida. Minha cunhada ligou dizendo que chegou em casa e estava tudo bagunçado, abriram guarda-roupa, mexeram nas coisas, depois viram os homens pulando o muro”, relata uma morada que preferiu não se identificar em entrevista à TV Jangadeiro/SBT.
“Dizem que eles usam calção laranja. Eles estão soltos, e a gente fica preso dentro de casa. A cidade está um caos, porque somos o fundo dos presídios”, acrescenta outra moradora.
Apesar de a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) ter confirmado, por meio de nota, a fuga no complexo, o número de fugitivos só será informado após finalizada a contagem no local. No entanto, em apuração do Sistema Jangadeiro, uma fonte da Sejus – que pediu sigilo na identidade -, afirmou que, pelo menos, 20 presos teriam fugido, sendo sete recapturados até a manhã desta quarta.
Moradora mostra pegada de possível preso fugitivo (Foto: Reprodução/TV Jangadeiro)
Escolas fechadas
Quem passa pelas escolas municipais em Itaitinga se depara com grades fechadas e nenhum movimento. “Aulas foram paradas, as escolas estão fechadas. Pode ver até que o movimento da cidade não tem, nem de transporte escolar, nem criança andando, está tudo parado. Tá todo mundo escondido, não existe tranquilidade, a população está aterrorizada”, desabafa uma moradora.
Em uma das escolas, no portão de ferro está afixado um comunicado sobre o cancelamento das aulas. “Hoje não haverá aula devido à fuga dos presos dos presídios. Por esse motivo, também fica cancelada a reunião do 5º ano e o ensaio da quadrilha”. As aulas serão retomadas apenas na segunda-feira (30).
Segundo o procurador geral do município, Cícero Bezerra, diante dos boatos, a prefeitura também decidiu antecipar o fim do expediente nos órgãos públicos municipais. “O prefeito chegou aqui e não deu tempo nem fazer o decreto, porque a onda de nervosismo e medo dos profissionais estava grande. Ele simplesmente deu ordem mandando encerrar o expediente meio-dia”.
“Unidades começam a se estabilizar”
Conforme a Sejus, nenhum conflito foi registrado desde a última segunda-feira (23). Em nota, a assessoria afirma que “as unidades prisionais da Região Metropolitana começam a se estabilizar”. Durante a manhã desta quarta-feira, familiares de internos das Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV, e Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, em Itaitinga, e do Centro de Triagem, em Caucaia, entregaram malotes com alimentos, colchões, roupas e itens de higiene pessoal para os internos.
OAB pede construções de novos presídios
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) lamentou profundamente o ocorrido nos últimos dias nas unidades penitenciárias do Ceará. “Diante dos terríveis fatos, das vidas perdidas, de direitos tolhidos dos detentos e de seus familiares, e dos expressivos danos ao patrimônio público, rogamos pela criteriosa apuração da responsabilidade dos agentes públicos, especialmente sobre eventuais excessos do movimento grevista dos agentes penitenciários”.
De acordo com nota, a OAB informou que se reuniu com o Governo do Estado, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, a fim de debater soluções para o caso. Na ocasião, foi acertada a criação de um cronograma para a recuperação imediata dos presídios. A situação já havia sido identificada pela OAB por meio de inspeções sistemáticas às unidades penitenciárias. 
Mulheres entregaram malotes com alimentos, colchões, roupas e itens de higiene pessoal (FOTO: Dorian Girão/TV Jangadeiro)
“OAB entende que devem ser construídas novas unidades prisionais, o que amenizaria o problema de superlotação nos presídios, e reformadas, em caráter emergencial, àquelas destruídas na capital e no interior”. Outro ponto debatido no encontro foi a criação de um mutirão, em regime de urgência, para avaliar a situação processual dos detentos, com a análise de pedidos de liberdade.
Entenda a crise carcerária no Ceará
Rebeliões simultâneas ocorreram em, pelo menos, oito presídios do Ceará, na manhã e início da tarde de sábado (21). As rebeliões começaram após deflagração de greve do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará, na sexta-feira (20). Com a paralisação, foram suspensas as visitas do fim de semana, prejudicando a alimentação dos detentos, o que gerou a revolta.
Em decisão liminar proferida na sexta, a greve foi declarada ilegal por decisão da desembargadora Terese Neumann, apontando crime de desobediência por parte do sindicato dos agentes prisionais, fato que também será investigado pelo Ministério Público. No domingo (22), o governador Camilo Santana solicitou o apoio da Força Nacional de Segurança para conter a crise no sistema prisional.
Destruição
O Governo do Estado confirma que as CPPLs II, III e IV estão completamente destruídas em termos de infraestrutura prisional. A Unidade Prisional de Caucaia, conhecida popularmente como Carrapicho, foi parcialmente danificada, enquanto o Instituto Penal Feminino registrou somente um pequeno motim. Em nota, a Procuradoria Geral da Justiça informou que vai investigar os motins, as mortes, a paralisação dos agentes prisionais e os prejuízos.


As informações são do Tribuna do Ceará Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário