Face

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Equipes dos Cras de Barroquinha e Granja participam de cursos em Fortaleza

A capacitação irá treinar e orientar os técnicos para fazerem
o acompanhamento de famílias que se encontram em
extrema pobreza (Foto: Reprodução/Internet)
Equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Barroquinha e Granja, juntamente com técnicos de outros 10 municípios cearenses, estarão participando de cursos de qualificação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Ceará. A ação acontece de 22 a 26 de junho, no Hotel Romanos, em Fortaleza.
A capacitação irá treinar e orientar os educadores e técnicos dos Cras para fazerem o acompanhamento e monitoramento de famílias que se encontram em extrema pobreza, incluindo as que pertencem a grupos vulnerabilizados, com crianças em idade inferior a sete ano. Os profissionais são de municípios integrantes do Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental, mais conhecido como Programa para Resultados (PforR). 
 Nesta primeira etapa do programa, – que prevê a cobertura de 36 municípios com os maiores indicadores de vulnerabilidades sociais, – serão capacitados inicialmente os técnicos dos Cras de Amontada, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Granja, Itarema, Miraíma, Morrinhos, Mucambo, Quiterianópolis, Trairi e Viçosa do Ceará. Os termos de adesão ao PforR foram assinados esta semana, pelo titular da SDTS, Josbertini Clementino, e por representantes dos municípios contemplados, em solenidade realizada na sede da Pasta.
Desenvolvimento infantil
“Nosso foco nesse projeto é o desenvolvimento infantil, a partir do atendimento integral das famílias nas áreas de segurança alimentar e nutricional, educação, saúde, assistência social, na promoção da geração de trabalho e renda, ações que passarão a ser acompanhadas e monitoradas regularmente pelos técnicos dos Cras nos municípios”, explicou o secretário. Segundo ele, os trabalhos de campo, de monitoramento e acompanhamento das famílias, começam já em setembro próximo.
A meta é atender a 13.750 famílias até 2018, nos 36 municípios participantes do programa. Para o secretário, o PforR permite a modernização do atual modelo de assistência social, à medida em que assegura acompanhamento integral das famílias mais pobes do interior cearense. “Nós, de Amontada, somos parceiros nesse projeto, porque reconhecemos a seriedade e competência das ações desenvolvidas pela STDS”, destacou o prefeito de Amontada, Paulo dos Santos. “Estamos muito felizes com essa aliança. Vamos fazer (o programa), apesar das dificuldades porque passam os municípios hoje”, declarou a prefeita de Barroquinha, Terezinha Cerqueira (Tetê).
PforR
O Programa para Resultados Ceará (PforR) constitui-se em uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo governo do Ceará para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012-2015, de forma a promover o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado. A STDS insere -se no PforR no eixo da assistência à família, vinculada ao PPA.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário