O aeroporto de Aracati deve passar por ampliação da pista para receber aeronaves de maior porte (Foto: Edimar Soares) |
O plano do Governo do Estado do Ceará de conceder à iniciativa
privada a gestão dos aeroportos sob a tutela estadual já está sendo
colocado em prática. O Departamento Estadual de Rodovias (DER),
responsável pelos equipamentos, realiza estudo preliminar sobre a
viabilidade econômica de privatizar os aeroportos de Cruz (do polo
turístico de Jericoacoara) e de Aracati (polo de Canoa Quebrada).
Foi o
que afirmou o coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do DER. O
prazo para a conclusão de todo o processo vai depender do próprio
Governo do Estado. Internamente, os dados estão sendo trabalhados há
dois meses e o processo completo dura cerca de um ano, conforme Paulo
Edson.
O interesse nas concessões de aeroportos regionais
havia sido revelado pelo governador Camilo Santana na coluna Coluna
Fábio Campos do último domingo em entrevista exclusiva ao jornal O POVO.
Camilo havia afirmado que não faltará financiamento bancário às
empresas interessadas em deter os equipamentos. As duas concessões
seriam uma experiência a ser ampliada para outros aeroportos no Ceará.
“Estamos
na fase de levantamento dos dados e estudos preliminares, para
encaminhar a Secretaria da Aviação Civil (SAC), da Presidência da
República. O Estado é delegatário, mas a SAC é quem autoriza”, explicou
Paulo Edson. Todos os aeródromos públicos são da União. Por isso, a SAC é
quem dá o primeiro aval às concessões.
“O processo completo
de uma concessão gira em torno de 12 meses, dos estudos preliminares,
anuência, processo licitatório até abrir a concessão”, reiterou. Quando
se trata de uma concessão ou PPP (Parceria Público-privada), tem que
haver um interesse nesse equipamento pela iniciativa privada. “Uma
empresa só vai assumir se vislumbrar receita para valer a pena o
negócio”, disse.
Estratégia
A
estratégia para ceder os aeroportos à iniciativa privada pode seguir
duas etapas. Inicialmente, nada impede que seja apenas concedida a
administração do equipamento para exploração comercial dos espaços
internos. Nesse caso, basta uma licitação simples. Mas o grande objetivo
é deixar nas mãos da empresa toda a gestão desses aeroportos.
Aeroportos
Gestão do Estado
Gestão do Estado
Aracati (obra pronta, à espera de equipamentos do Governo Federal)
1 Camocim (operacional)
2 Canindé (projeto com previsão de conclusão em dezembro de 2016)
3 Campos Sales (operacional)
4 Crateús (operacional)
5 Iguatu (operacional)
6 Itapipoca (projeto com previsão de conclusão em dezembro de 2016)
7 Jericoacoara (em construção com previsão de conclusão em setembro de 2015)
8 Limoeiro do Norte (em processo de reforma/ homologação)
9 Quixadá (operacional)
10 Russas (interditado/projeto de reforma)
11 São Benedito (operacional)
12 Sobral (operacional)
13 Tauá (operacional)
As informações são do jornal O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário